08/04/2013
Programa ‘Recicla Resende’ será reforçado com Programa 'Catadores em Redes Solidárias'
Parceria entre os governos federal e estadual vai destinar R$ 10 milhões para capacitação de catadores do estado
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
O Recicla Resende, programa de reciclagem de lixo realizado através de uma parceria entre a AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende) e a Cooperativa de Catadores do Município, será reforçado por intermédio do Programa Catadores e Catadoras em Redes Solidárias, que visa beneficiar três mil catadores em 41 cidades do estado, com verbas que chegam a R$ 10 milhões, em uma parceria entre os governos federal e estadual.
- Fomos contemplados com este programa, que irá reforçar o trabalho que já realizamos, e que atende 25 catadores. Através de um diagnóstico que será feito na cidade, vamos buscar aqueles que ainda se encontram na informalidade e que atuam no Aterro Sanitário, para melhorar a condição de trabalho - comenta a coordenadora do Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da AMAR, Solange Pinto.
Conforme explica Solange, o Programa Catadores e Catadoras em Redes Solidárias destina-se a capacitar os envolvidos e organizá-los em cooperativas para se ampliar a coleta seletiva e a reciclagem no município. Ao todo devem ser beneficiadas três mil pessoas que vivem da coleta de material reciclável nas cidades.
A Prefeitura, através da Agência do Meio Ambiente de Resende, já vem desenvolvendo ações neste sentido, e já em 2009, incentivou a criação de cooperativas e associações, como a Associação de Garimpeiros do Aterro Sanitário de Resende (AGASAR), que atua dentro da área do aterro, e a Associação de Catadores Recicla Resende (ACRR), que trabalha no galpão de triagem de recicláveis construído pela Prefeitura, em parceria com a Votorantim.
- Hoje, com a Coleta Seletiva Domiciliar, que atende 31 bairros, são recolhidos mensalmente cerca de 90 toneladas de lixo reciclável, e além do ceder o galpão para triagem no Parque de Exposições, apoiamos a ação com três caminhões. Acreditamos que com este programa, poderemos avançar cada vez mais no apoio aos catadores e ampliar os bairros atendidos - destaca a coordenadora Solange.
BAIRROS ATENDIDOS - O programa de Coleta Seletiva Domiciliar atende em dias de semanas pré-estabelecidos, e os bairros atendidos atualmente são: Morada da Colina; Limeira I e II; Limeirinha; Capelinha, Serrinha; Casa da Lua; Vila Hulda; Ipiranga; Jardim Brasília I e II; Vila Adelaide; Tangará; Vila Central; Visconde de Mauá; Lote 10; Ponte dos Cachorros; Jardim Jalisco; Barbosa Lima; Bairro Elite; Vila Santa Isabel; Vila Julieta; Alvorada; Vila Santa Cecília; Jardim Tropical; Montese; Liberdade; Nova Liberdade e Bairro Comercial.
Palavras chaves: MEIO AMBIENTE