11/02/2010

Matrículas ainda podem ser feitas na Escola Marieta Salles Cunha

Programa prevê ensino fundamental em 2 anos

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, em parceria com o IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), inicia, ainda neste mês de fevereiro, as aulas do PROEJA FIC (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica), na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Serão três turmas, com 30 alunos cada, nas Escolas Municipais Júlio Verne (Vila Vicentina), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II) e Marieta Sales Cunha (Baixada Olaria).

Para a Escola Marieta Sales Cunha (foto) ainda há vagas e os interessados têm até o dia 26 para se inscrever diretamente na unidade. Para isso, basta ter concluído até a quarta série do Ensino Fundamental e ter idade mínima de 15 anos. Os candidatos devem apresentar Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda familiar, uma fotografia  3x4 (recente e de frente), além da declaração de escolaridade. Para menores de idade é necessária ainda a assinatura do responsável.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Soraia Balieiro, o PROEJA FIC é um curso de formação profissional integrada ao ensino fundamental para jovens e adultos, que tem como objetivo atender aqueles que não concluíram os estudos em idade regular. Os cursos são gratuitos, com duração de dois anos. As  aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h30min às 22 horas, e os alunos sairão não só com o certificado de conclusão do Ensino Fundamental, mas com uma formação profissionalizante em Soldagem Industrial (nas escolas Jardim das Acácias e Júlio Verner) ou Trabalhador de Manutenção de Edificações em Reparos Prediais (Marieta Salles Cunha).

Segundo o prefeito José Rechuan (DEM), que assinou o convênio do programa do Ministério da Educação no final do ano passado, os cursos do PROEJA FIC representam uma excelente oportunidade para aqueles que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Pelo convênio, o Governo Federal é responsável pelo repasse dos recursos do PROEJA FIC, enquanto a Prefeitura cede profissionais e a estrutura física necessária.

- A preocupação de nosso governo tem sido atrair novas empresas e preparar profissionais da cidade para ocuparem as vagas provenientes da chegada destes investimentos ao município. Neste sentido, os cursos do PROEJA FIC se constituem numa iniciativa importante em torno deste objetivo – salientou o prefeito.

Palavras chaves: OPORTUNIDADE