Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende

19/06/2012

Programa Prefeito Amigo da Criança lança Guia da Rede Social e Concurso nas escolas

Concurso de frases, desenhos e redação terá como tema “Família e Escola na Luta Contra as Drogas”

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, através do Programa Prefeito Amigo da Criança, lançou na manhã desta terça-feira, dia 19 de junho, no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), na Morada da Colina, o Guia da Rede Social do Município e também a edição 2012 do Concurso de Frases, Desenhos e Redações sobre Prevenção ao Uso Indevido de Crack e outras Drogas. O evento contou com a participação da primeira-dama e articuladora do programa, Ana Paula Rechuan.

Lançando o concurso que irá envolver mais de 12 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, a articuladora do Programa Prefeito Amigo da Criança destacou que o Município vem desenvolvendo diversas ações com o objetivo de prevenir o uso de drogas, principalmente entre as crianças e adolescentes.

- A educação é um importante veículo de prevenção, por isso estamos investindo neste tema, através da segunda edição do concurso. Com o apoio dos professores, os alunos, além de se informarem a respeito dos perigos do uso das drogas, passam a ser multiplicadores dentro de casa - afirma Ana Paula Rechuan.

O segundo ano do Concurso de Frases, Desenhos e Redações sobre Prevenção ao Uso Indevido de Crack e outras Drogas, terá como tema Família e Escola na Luta Contra as Drogas. O projeto é destinado aos alunos regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º ao 4º ano do Ensino Médio (Informática e Mecânica), da Educação de Jovens e Adultos, do PROEJA FIC (Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante) e do Ensino de Educação Especial.

- O tema do concurso foi definido pelos adolescentes do Conselho Municipal de Avaliação e Acompanhamento do Programa Prefeito Amigo da Criança. A premiação dos vencedores acontecerá no dia 08 de outubro e serão premiados os três melhores trabalhos de cada categoria - destaca a articuladora Ana Paula Rechuan.

Presente no lançamento, a secretária de Educação, Rosaly Azevedo, ressaltou que o trabalho será importante para o fortalecimento das ações feitas com os alunos.

- Acredito que devemos trabalhar a prevenção desde cedo, e pelo segundo ano consecutivo as escolas estão fortalecendo essa ação. Vamos envolver todos os alunos neste concurso - diz Rosaly.

Também durante o evento, foi lançado o Guia da Rede Social, um documento que reúne informações sobre todos os programas e serviços governamentais e não-governamentais ofertados no município.

- Com este guia, os encaminhamentos poderão ser feitos de forma mais eficiente, pois a Prefeitura reuniu em um só documento informações de serviços, projetos, programas e benefícios que são oferecidos aos nossos moradores - comenta a gestora do Programa Prefeito Amigo da Criança, Maria José Barreto Silva.

O Guia Rede Social tem como objetivo auxiliar na implementação de ações conjuntas, ampliar a cobertura e a completude das ações socioassistenciais voltadas à população em geral e, especialmente, às famílias e pessoas em vulnerabilidade social, promovendo a articulação institucional, ampliando as competências, promovendo mudanças, aprimorando a qualidade do atendimento integral e identificando encaminhamentos adequados, como forma de desenvolver estratégias efetivas de prevenção.

O lançamento contou com uma palestra ministrada pelo coordenador do Programa Papo de Responda da Policia Civil, Roberto Chaves, com o tema Fortalecimento dos fatores de proteção no enfrentamento às drogas. O evento também teve a presença da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Marly Ceccoline Cortona; dos superintendentes Fabíola Silva (Relações Comunitárias) e Dalmo Ribeiro Pinto Coelho (Ordem Pública); e ainda professores e representantes de entidades.

Palavras chaves: AMIGO DA CRIANÇA