Assistência Social e Direitos Humanos

Bicicletas vão atender usuárias do projeto de Inclusão Produtiva

Programa Pedal Social entrega 11 bicicletas para venda de produtos

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Nesta sexta-feira, dia 26, a Prefeitura entrega 11 bicicletas do Programa Pedal Social, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. As bicicletas vão atender o projeto Inclusão Produtiva, que é voltado para a capacitação de mulheres de baixa renda. Por meio dos veículos, as alunas das oficinas poderão vender produtos em pontos estratégicos da cidade. A entrega será dentro da ação Escola Amiga, que vai acontecer no CIEP 489 – Augusto de Carvalho, na Cidade Alegria, a partir das 11 horas.

As bicicletas serão: duas para a oficina de Sabão reciclado, duas para venda de legumes e verduras naturais, uma para a oficina de customização, uma para o artesanato, uma para a de fibra de bananeira, uma para o Projeto Mulheres que Costuram em Casa e duas para venda de alimentos. Além dessas, um veículo será destinado para coleta seletiva e reciclagem.

O projeto foi idealizado pela Secretaria de Assistência Social e desenvolvido pelo Sebrae, sem nenhum custo para a Prefeitura. O Sebrae também capacitou as usuárias, que são participantes das oficinas do Projeto Inclusão Produtiva ou dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) e têm o perfil Bolsa Família. O Sebrae definiu ainda os pontos de venda, que serão quatro no Paraíso e seis na região da Grande Alegria.

As bicicletas serão entregues através de cessão de uso, com a assinatura de um termo de compromisso. Durante três meses, a Secretaria de Assistência Social vai acompanhar o projeto e, após esse período, as usuárias serão orientadas a realizar o cadastro no MEI, programa para Microempreendedor Individual, que oferece benefícios, como auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria.

Palavras chaves: ECONOMIA SOLIDÁRIA