04/04/2012

Dramatização da Paixão de Cristo acontece na Praça Oliveira Botelho

Programação da Semana Santa conta com o apoio da Prefeitura

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura está apoiando a programação religiosa da Igreja Católica pela passagem da Semana Santa, que inclui celebrações, procissões e dramatizações da Paixão e Morte de Cristo em diversas paróquias da cidade. As cerimônias, que começaram no dia 01 (domingo de Ramos), prosseguem até o próximo dia 08 (domingo de Páscoa).

Segundo o superintendente de Eventos e Integração do Município, Wagner Camilo, cuja pasta coordena o apoio da Prefeitura na realização destes eventos religiosos, "todos os anos a administração municipal se organiza para atender as programações desta época". Entre os equipamentos disponibilizados estão palcos, sistemas de sonorização e sistema de iluminação, além de ordenamento do trânsito, que é feito pela Guarda Municipal e a Superintendência de Transporte e Trânsito do Município.

- As atividades já fazem parte do calendário religioso de Resende e representam a preservação da tradição do nosso povo. O apoio da Prefeitura tem como objetivo contribuir com a estrutura e organização destas celebrações, dentro da proposta da administração do prefeito José Rechuan (PP) em trabalhar de mãos dadas com os segmentos organizados da sociedade - afirma.

Entre as atividades que estão recebendo o apoio da Prefeitura, o superintendente destaca a Missa dos Santos Óleos, marcada para a noite desta quarta-feira, dia 04, no Parque Paraíso, com as presenças do bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, dom Francisco Biazin, e de todos os padres da região.

Na sexta-feira (06), os órgãos municipais vão atuar na organização das procissões da via sacra e das encenações da crucificação de Jesus, que estão sendo realizadas pelas Paróquias de Nossa Senhora da Conceição (Centro), Sagrada Família (Itapuca) e São Sebastião (Campos Elíseos).

No caso da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a dramatização se iniciará às 19 horas na Praça Oliveira Botelho (foto da montagem do palco para o evento), e vai ser seguida pela Procissão do Senhor Morto pelas ruas Eduardo Cotrim, Clemente Ferreira, Rosário, Praça Municipal (onde se localiza a Casa da Cultura), Luís da Rocha Miranda e XV de Novembro, de onde voltará para a Igreja Matriz.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Francisco Jances de Alcântara, estas procissões contam com o apoio da corporação no sentido de garantir o ordenamento do trânsito e a segurança dos fiéis. Foram disponibilizados agentes, viaturas e motocicletas para fazer o acompanhamento dos trajetos. Ele lembrou que, já na noite de segunda-feira passada, dia 02, a Guarda Municipal apoiou a realização da Via Sacra ocorrida entre o Hospital de Emergência e a Santa Casa, tendo auxiliado ainda celebrações religiosas organizadas pela Paróquia de São Sebastião.

Palavras chaves: TRADIÇÃO