12/11/2021

PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO RETOMA COM ATENDIMENTOS EM GRUPO

Atendimentos ocorrem em sete pólos, com dias e horários específicos

PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO RETOMA COM ATENDIMENTOS EM GRUPO

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, através do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, retornará com os atendimentos em grupo nos sete pólos, seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Os interessados em participar do Programa Municipal de Controle do Tabagismo podem se inscrever presencialmente em um dos sete pólos de atendimento ou na unidade de saúde mais próxima da residência, no horário de atendimento da unidade. Além disso, a inscrição pode ser feita através do e-mail: pct.resende.2019@gmail.com . Não é necessário nenhum encaminhamento, a demanda é espontânea. Basta apresentar o cartão do SUS e um telefone para contato.

Atualmente, os atendimentos acontecem nos seguintes pólos, com grupos já em curso: Posto de Saúde Resende (Posto do Estado), às quintas-feiras, das 9h às 12h; Policlínica Cidade Alegria, aos sábados, às 9h; ESF Nova Alegria, às quartas-feiras, às 13h; ESF Paraíso, às quintas-feiras, às 15h; ESF Fazenda da Barra II, às segundas-feiras, às 13h; e na sede do programa, que fica na Rua Madre Angélica, n°28, no bairro Jardim Brasília, às quintas e sextas-feiras, às 9h. Vale destacar que a sede do programa encontra-se temporariamente sem linha telefônica.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Bárbhara Helena destaca que devido à pandemia da Covid-19 os atendimentos aconteciam de forma individual, mas com o decreto municipal autorizando a volta de algumas atividades e os números de vacinação avançados, os atendimentos voltarão a ser feitos em grupo respeitando os protocolos de segurança como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

-O tabagismo é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo e é reconhecido pela OMS como uma doença crônica. Com o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, os resendenses conseguem realizar o tratamento pelo SUS. A base do tratamento é a terapia cognitivo comportamental, que trabalha a mudança de hábitos e comportamentos ligados ao uso do cigarro. Aliado a isso, pode ser feito uso de adesivo de nicotina conhecido como TRN (Terapia de Reposição de Nicotina) e medicação oral com prescrição médica baseada em avaliação - ainda frisou a coordenadora.

O tratamento medicamentoso dura cerca de três meses, porém pode se estender devido a quantidade inicial de cigarros e da evolução do paciente. Após o término do uso do adesivo, ainda são realizadas algumas sessões de manutenção para prevenção de recaídas.

Palavras chaves: Programa Municipal De Controle Do Tabagismo; Atendimentos; Saúde