22/08/2012

Programa Gente Eficiente atende cerca de 300 pessoas com deficiências em Resende

Esporte, lazer, cultura e capacitação são algumas das atividades disponibilizadas às pessoas com deficiência

Crédito: Marcio Fabian - ACOM/PMR

Para a coordenadora do Programa Gente Eficiente, da Superintendência Especial de Eventos, Zuleika de Souza Florentino, a Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência visa sensibilizar a sociedade para as causas das pessoas com deficiências no município e a inclusão deles na sociedade, destacando suas capacidades e suas potencialidades.

Além disso, a coordenadora destacou que o evento é uma oportunidade para que a população conheça os serviços oferecidos aos deficientes do município, como o Programa Gente Eficiente. Segundo ela, por meio do projeto, os participantes têm acesso a atividades culturais, de lazer, educacionais e esportivas, nas modalidades de atletismo, basquete, vôlei, futebol, atletismo, dança e natação.

O Programa atende cerca de 300 pessoas e tem com uma equipe multidisciplinar, responsável pela realização das atividades e pelo acompanhamento dos atletas. A equipe é formada por cerca de 50 profissionais, entre professores de educação física, assistentes sociais, nutricionista, psicólogos, médicos, orientadores pedagógicos e orientadores educacionais.

O Gente Eficiente também conta com o Programa de Capacitação para Pessoa com Deficiência, que oferece cursos gratuitos de Informática e Secretariado/Auxiliar Administrativo. O objetivo é inserir essas pessoas no mercado de trabalho.

Já na rede municipal de ensino, os alunos com necessidades especiais recebem atendimento pelo CEMAE (Centro Municipal de Atendimento ao Educando) com psicólogos, fonoaudiólogos, psicomotricista, psicopedagoga e pedagoga. O centro coordena também o atendimento nas seguintes unidades de atendimento especializado:

- Escola Municipal Bilíngüe Rompendo o Silêncio, destinada ao atendimento de alunos com deficiências auditivas, que conta com uma equipe multidisciplinar e oferece exame de audiometria, avaliação, atendimento fonoaudiólgico e atendimento psicológico aos estudantes.

- CEDEVIR (Centro de Educação de Deficiência Visual de Resende) atende 34 alunos, com deficiência visual ou baixa visão. A instituição atua em parceria com 15 escolas das redes pública e privada, auxiliando-as principalmente na transcrição das lições para o braile. Entre os atendimentos prestados pela unidade estão a estimulação precoce (voltada para bebês), reabilitação de idosos (que trabalha a mobilidade) e alfabetização em braile.

- Salas de Recursos são espaços dentro das escolas, com o objetivo de prestar atendimento pedagógico especializado aos alunos incluídos nas classes regulares e que apresentam necessidades especiais. Nesse sentido, 16 escolas disponibilizam as Salas de Recursos que atendem aproximadamente 380 alunos. Atualmente, contam com esse tipo de atendimento as Escolas Municipais Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria); Algodão Doce (Cidade Alegria); Dona Mariúcha (Santo Amaro); Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria); Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi); Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II); Visconde de Mauá; Sagrado Coração (Lavapés); Noel de Carvalho (Nova Liberdade); Júlio Verne (Vicentina), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos); Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III) e Educação Pré-Escolar Bairro Alambari (Cabral), CIEP Doutor Jorge Miguel Jayme (Toyota), Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria) e Centro Municipal de Educação Infantil Julieta Botelho.

Palavras chaves: INCLUSÃO