27/04/2012

Projeto aproxima Secretaria de Educação das escolas

Programa Educação Itinerante começa pela Vila Vicentina

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

Visando aproximar ainda mais a Secretaria Municipal de Educação das escolas municipais e respectivas comunidades nas quais elas estão localizadas, a Prefeitura inicia na próxima semana o Projeto Secretaria de Educação Itinerante. A primeira unidade de ensino a receber a iniciativa será a Escola Municipal Julio Verne (Loteamento Vila Vicentina II) - foto. O projeto será desenvolvido nesta escola durante os períodos da manhã e da tarde.

Segundo a titular da Secretária de Educação, professora Rosaly Azevedo,  neste dia, as equipes  dos diversos setores da pasta estarão presentes na escola durante todo o dia para traçar novas ações efetivas dentro da unidade. A meta é que até o final deste ano letivo o projeto percorra todas as 58 unidades da rede municipal de ensino. Para isso, pelo menos uma escola por semana será visitada pela equipe da Secretaria de Educação.

- Queremos ampliar nosso conhecimento sobre a realidade de cada uma das nossas escolas. Observar os problemas pontuais do dia a dia para buscar as soluções e ações efetivas por meio de um trabalho conjunto com as próprias unidades de ensino. Todos os setores da Secretaria de Educação estarão na escola, entre eles os departamentos pedagógico, administrativo, de manutenção e patrimônio, entre outros - enumerou Rosaly.

Ainda segundo a secretária, no dia em que o projeto estiver sendo realizado numa escola, ela coordenará pessoalmente uma reunião com os pais dos estudantes para ouvir a opinião deste segmento e estimular a participação cada vez mais ampla deles na  na vida escolar das crianças e adolescentes.

- Vamos aproveitar esse momento para falar com os pais sobre a importância de eles participarem ativamente da vida escolar dos filhos, assim como da comunidade escolar. Reforçaremos também o nosso entendimento de que a escola precisa estar aberta para a comunidade e a comunidade pode nos auxiliar na gestão da escola -  - frisou.

Rosaly anunciou também hoje que já se encontra em estudo a proposta de ampliar a equipe de trabalhadores responsáveis pela manutenção permanente das instalações físicas das escolas municipais. Este trabalho é desenvolvido de forma paralela à reforma das instalações das unidades de ensino, como as que vêm sendo realizadas atualmente nos colégios Getúlio Vargas (Cidade Alegria) e Noel de Carvalho (Nova Liberdade). Entre os serviços dos quais a equipe de manuntenção é responsável estão os reparos no sistema hidráulico e de energia elétrica, além de consertos em telhados, portas e janelas.

Palavras chaves: PERTO DA COMUNIDADE