21/08/2012

Programa Educação Integral será ampliado em Resende

Programa oferece atividades esportivas, culturais e de lazer no contraturno

Programa Educação Integral será ampliado em Resende

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Governo Federal, está ampliando a abrangência do programa Educação Integral para mais sete escolas municipais. Com isso, o número de alunos beneficiados chegará a 2.527, totalizando 19 escolas municipais.

Das sete novas escolas da rede municipal de ensino que receberão o programa, duas estão localizadas na zona urbana, Sagrado Coração (Lavapés) e Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos) e quatro na zona rural do município, Rio Preto (Rio Preto), Francisco Tavares Rezende (Sertãozinho), Adelaide Lopes Salgado (Capelinha), Hetelvina Carneiro (Vargem Grande) e Moacir Coelho da Silveira (Serrinha).

Segundo a secretária de Educação do município, professora Rosaly Azevedo, a Prefeitura aguarda a liberação da verba do governo federal, para iniciar as atividades.

- O programa de Educação Integral estende o horário das aulas nas escolas em alguns casos em até sete horas diárias. Com isso, após as aulas da grade curricular regular, as crianças não vão para casa, elas recebem alimentação e depois continuam na escola fazendo atividades esportivas, culturais e de acompanhamento pedagógico como: rádio, jornal, capoeira, voleibol, recreação, tênis de mesa, judô, teatro, futsal, pintura, banda, fanfarra, dança e até aulas de reforço em ciências, matemática e letramento - explicou Rosaly Azevedo.

Ainda segundo a secretária, o grande trunfo da Educação Integral é "possibilitar o reforço da aprendizagem e a educação profissional, a partir de atividades diversificadas".

O programa Educação Integral, do governo federal, foi implantado no município em agosto de 2010 e inicialmente beneficiou 12 escolas municipais: Escola Municipal Noel de Carvalho (Liberdade), Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade da Alegria), Marieta Salles Cunha (Baixada Olaria), Escola Municipal Lídia Pires Magalhães (Itapuca), Escola Municipal Dona Mariúcha (Santo Amaro), Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Escola Municipal Bairro Cabral, Escola Municipal Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Escola Municipal Surubi, Escola Municipal Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Escola Municipal Esther Politi (Fazenda da Barra I) e Escola Municipal Julio Verne (Vicentina).

Palavras chaves: EDUCAÇÃO