19/07/2011

Programa do Idoso atende 200 pacientes acamados em casa

Prefeitura contrata mais um médico para este serviço

Programa do Idoso atende 200 pacientes acamados em casa

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura está ampliando e realizando outras melhorias no Programa de Atendimento Médico ao Idoso.

Neste mês de julho, mais um médico foi contratado pelo Município para realizar visitas domiciliares aos cerca de 200 idosos acamados residentes em áreas não atendidas pelo Programa Saúde da Família, além dos pacientes que moram em instituições de assistência aos idosos, como o Asilo Nicolino Gulhot.

Já o atendimento domiciliar aos pacientes das comunidades de abrangência do PSF é feito pelo médico da própria unidade local.

A equipe do Programa do Idoso é composta por dois médicos (um deles, geriatra), uma enfermeira e um fisioterapeuta. No começo da atual administração do Município, apenas um médico fazia parte do programa.

Os idosos acamados também são assistidos em suas residências por dentistas do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Além da prioridade na marcação de consultas em todas as unidades de saúde do município, a Secretaria de Saúde oferece ainda consultas com um médico geriatra no Posto de Saúde do Manejo aos idosos em condições de locomoção.

-  A Prefeitura vai contratar mais um médico, o que elevará para três o número destes profissionais ligados diretamente à assistência aos idosos. Outras melhorias previstas são a aquisição de um carro destinado exclusivamente ao Programa do Idoso e a instalação de um consultório odontológico específico para o atendimento de pacientes idosos – informou o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito.

Segundo ele, as ações de prevenção na área da saúde também estão entre as prioridades da Prefeitura para o Programa de Atendimento Médico ao Idoso.

Essa proposta tem como objetivo diminuir o risco de doenças e a redução dos casos de internações hospitalares entre os cidadãos dessa faixa etária.

Uma das ações concretas da administração do prefeito José Rechuan (DEM) neste sentido foi a implantação, em janeiro de 2009, do Programa Terceira Idade Ativa, que atualmente atende quase duas mil pessoas acima dos 50 anos em cerca de 20 pólos com atividades físicas (fotos), recreativas, esportivas, culturais e de inclusão social, entre outras ações.

Os idosos atendidos pelo Terceira Idade Ativa recebem regularmente avaliações médicas e são acompanhados por um nutricionista e uma psicóloga. Por dois anos seguidos, um levantamento realizado sob a coordenação da Prefeitura mostrou a diminuição dos índices de colesterol, dos níveis de tensão e das doenças cardíacas, além dos percentuais de dores no corpo e da melhoria da qualidade do sono, entre os cidadãos que participam das atividades do Terceira Idade Ativa.

Palavras chaves: EQUIPE AMPLIADA