20/07/2011

Programa de Tabagismo terá grupo na Santa Casa

Profissionais do projeto são capacitados para aprimorar ainda mais o atendimento

Programa de Tabagismo terá grupo na Santa Casa

Crédito: Wagner Alves - ACOM / PMR

Nesta semana, oito novos profissionais do Programa de Tabagismo da Prefeitura de Resende participam de uma capacitação promovida pela Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, em Barra Mansa.

A capacitação tem como objetivo aprimorar ainda mais o atendimento oferecido desde o ano passado, pela Secretaria Municipal de Saúde, instituição responsável pela implantação do programa em Resende.

Dos oito profissionais capacitados esta semana, dois são da Santa Casa, que também passará a contar com um grupo de tratamento. Com isso, o município terá 16 unidades de saúde contempladas com grupos do Programa de Tabagismo (foto).

Em pouco mais de um ano de funcionamento, o programa continua apresentando resultados positivos: neste período, 780 pacientes deixaram de fumar, o que corresponde a 78 por cento do número de pessoas atendidas.

A coordenadora do serviço em Resende, Sônia Garcia, uma das responsáveis pela capacitação realizada esta semana na cidade de Barra Mansa, destaca a importância do atendimento para oferecer condições de uma vida mais saudável aos pacientes.

-  A dependência do cigarro causa doenças graves, prejuízos à qualidade de vida, aumento no número de internações e até a morte. Por isso, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem oferecendo este serviço de grande importância para a saúde das pessoas. Estamos levando um grupo para a Santa Casa e a nossa intenção é levar o programa para todas as unidades de saúde do Município – disse Sônia Garcia.

Palavras chaves: QUALIDADE DE VIDA