Resende

14° Min26º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

02/02/2011

Programa de Tabagismo ganha dois novos grupos

Em menos de um ano, 560 dos 740 pacientes abandonaram o vício do cigarro

Programa de Tabagismo ganha dois novos grupos

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde acaba de implantar dois novos grupos do Programa de Controle ao Tabagismo, que vão funcionar nos bairros Fazenda da Barra II e Cidade da Alegria (foto).

 Em cada um destes grupos, 20 pacientes serão atendidos inicialmente, totalizando, portanto, 40 novas pessoas beneficiadas pelo programa.

 Com isso, o número de usuários atendidos até hoje, desde a implantação do programa, em abril do ano passado, chega a 740 pacientes.

 De acordo com a coordenadora do programa, Sônia Cardoso Moreira Garcia, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é chegar ao final de fevereiro com 850 pessoas atendidas. O alcance deste número vai ser possível com a criação de novos grupos nos bairros Itapuca, Baixada da Olaria e Jardim Beira-Rio, as três comunidades localizadas na região da Grande Alegria.

Uma estimativa do Ministério da Saúde mostra que 200 mil pessoas morrem todo ano no Brasil vítimas do tabagismo. Segundo ainda o mesmo levantamento, cerca de 80 por cento dos fumantes manifestaram a vontade de se livrar desta dependência.

 Em Resende o apoio aos pacientes que querem parar de fumar é garantido através do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo.

Atualmente, o Programa está presente em 22 unidades básicas de saúde. Com a ampliação para mais três bairros, o número de unidades médicas contempladas pela iniciativa chegará a 25 nas próximas semanas. 

- Resende é um dos poucos municípios do Estado do Rio de Janeiro que oferece esse tratamento em um número significativo de unidades de saúde e de maneira descentralizada, o que faz com que mais pessoas tenham acesso ao programa. Atualmente, temos um índice de mais de 80 por cento de sucesso. Isso quer dizer que, entre  abril de 2010 e as duas primeiras semanas deste ano, 560 dos 700 pacientes que estavam em tratamento deixaram de fumar – informou Sônia.

Palavras chaves: SAÚDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados