07/06/2010

Atendimento é feito também para servidores no Centro Administrativo

Programa de Tabagismo funciona em 5 postos de saúde

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O Programa de Controle de Tabagismo, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, já está com reuniões marcadas nos postos de Saúde da Vila Vicentina/Santo Amaro, Paraíso, Fazenda da Barra III, Manejo e Engenheiro Passos, além de um pólo no Centro Administrativo da Prefeitura para os servidores municipais. Qualquer pessoa interessada em parar de fumar pode procurar uma destas unidades. O tratamento é gratuito. Além das sessões de terapia, os pacientes recebem adesivos e gomas de mascar, que são repositores de nicotina. Se houver necessidade, o médico do posto faz também prescrição de medicamento visando diminuir a ansiedade e aliviar os sintomas da síndrome de abstinência. - O Programa de Controle de Tabagismo desenvolvido pela Prefeitura na rede pública segue as normas do Ministério da Saúde, através do qual é proposto um tratamento individual, com abordagem em grupo. Por meio dos adesivos e das gomas, a nicotina é retirada gradativamente do organismo do paciente – explica a psicóloga Sonia Garcia, coordenadora do programa em Resende, que conta ainda com uma enfermeira. Segundo a psicóloga, na primeira sessão, as pessoas interessadas em abandonar o vício passam por uma avaliação do grau de dependência. De acordo com o resultado, é proposto um tratamento específico para aquele paciente. Nos últimos dias 27 e 28 de maio, médicos e enfermeiros da rede municipal de Saúde participaram de um curso de capacitação no Hospital de Emergência, com o objetivo de formar multiplicadores das ações de controle ao tabagismo dentro dos postos de saúde. Confira as datas das reuniões dos grupos: * Centro Administrativo da Prefeitura - segunda-feira, às 16 horas; * Posto da Vila Vicentina/Santo Amaro - terça-feira, às 14 horas; * Posto do Paraíso - quarta-feira, às 14 horas * Posto da Fazenda da Barra III - quinta-feira, às 14 horas; * Posto do Manejo - quinta-feira, às 16 horas; * Posto de Engenheiro Passos - sexta-feira, às 8 horas.
Palavras chaves: TRATAMENTO