25/07/2012

Programa de Saúde Mental realiza festa junina nesta sexta

Atrações incluem barracas de comidas típicas, brincadeiras, apresentação de quadrilhas e show com Xoxote

Programa de Saúde Mental realiza festa junina nesta sexta

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Nesta sexta-feira, dia 27 de julho, pacientes dos três Centros de Atenção Psicossocial de Resende reúnem-se no Parque das Águas para uma festa junina, que promete ser muito animada. O II Loukura de Arraiá começa às 15h e será aberto ao público.

Na programação, barracas típicas, brincadeiras, apresentação de quadrilhas e show com o grupo Xoxote, às 18h. Nas barraquinhas, haverá venda de cachorro-quente, canjica, refrigerante e doces típicos. Todo o material foi conseguido por meio de doação, e o dinheiro obtido será revertido para os próprios usuários do CAPS ad, CapsI e Casa Aberta. Eles poderão usar esses recursos para custear atividades como oficinas e passeios.

Segundo a diretora do Programa de Saúde Mental da Prefeitura de Resende, Ângela Monteiro, este será o segundo ano em que a festa junina dos CAPS será aberta ao público. A iniciativa foi um sucesso em 2011.

- Antes, cada serviço realizava sua própria festa. Mas desde o ano passado, resolvemos juntar todos os usuários e familiares, em integração com a comunidade, em um local público. Isso é muito importante para que haja de fato a inclusão desses pacientes na sociedade, além de divulgar os serviços oferecidos pela Prefeitura e arrecadar recursos que serão destinados a atividades lúdicas e de lazer para os usuários - explicou.

A diretora conta também que haverá a apresentação de duas quadrilhas: uma das crianças atendidas no CapsI e outra dos adultos. Além disso, a decoração da festa também está sendo feita pelos usuários durante as oficinas.

- Eles estão bastante mobilizados nos ensaios da quadrilha e na organização do evento. Eles adoram festa, música e atividades culturais - acrescenta Ângela Monteiro.

O Loukura de Arraiá conta ainda com o apoio da Superintendência de Eventos e Integração, que vai disponibilizar o palco e o som.

Em Resende, o Programa Saúde Mental conta com três Centros de Atenção Psicossocial: o CAPS Casa Aberta, CAPSad e CAPSi. O CAPS Casa Aberta atende adultos com transtorno mental. Já o CAPSad acolhe adultos dependentes de álcool e outras drogas. Crianças e adolescentes com transtorno mental ou que sofrem pelo uso de álcool e drogas são atendidos no CAPSi.

Para ser atendido, os interessados ou responsáveis podem procurar pessoalmente os serviços ou agendar por telefone. Os pacientes podem ser encaminhados também por unidades de saúde.

CAPS Casa Aberta - Localiza-se na Avenida General Affonseca, 1.793, no bairro Vila Julieta. Telefone: 3359-4893.

CAPSad - Funciona na rua Madre Angélica, 28, no bairro Jardim Brasília. Telefone: 3360-5410.

CAPSi - Fica na rua Pandiá Calógeras, 205, no bairro Jardim Jalisco. Telefone: 3360-5520.

Palavras chaves: INTEGRAÇÃO