12/04/2012

Entrega do prêmio será neste sábado no Rio de Janeiro

Programa de Saúde Bucal da Prefeitura é mais uma vez o melhor do Estado

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

O Programa de Saúde Bucal da Prefeitura de Resende foi considerado, pela terceira vez seguida, o melhor do Estado do Rio de Janeiro pelo Prêmio Brasil Sorridente. O Município irá receber neste sábado, dia 14 de abril, às 20 horas, no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, uma Menção Honrosa do CFO (Conselho Federal de Odontologia), por ter alcançado o primeiro lugar em Políticas Públicas de Saúde Bucal do Estado do Rio de Janeiro e o terceiro lugar em nível nacional. O CFO é a instituição responsável pela realização do Prêmio Brasil Sorridente.

Participarão da cerimônia de entrega o prefeito José Rechuan (PP); o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito; a coordenadora do Programa de Saúde Bucal da Prefeitura de Resende, Paola Galito; e o atual diretor do Hospital Municipal de Emergência, João Marcos Mattos, ex-coordenador do Programa de Saúde Bucal.

Segundo Paola Galito, Resende disputou o reconhecimento estadual com outros 15 municípios fluminenses dentro de sua faixa populacional, de 50 a 300 mil habitantes. De acordo com os critérios do CFO, também são avaliados municípios em dois outros grupos: cidades com até 50 mil habitantes e com população acima de 300 mil moradores.

- A classificação é promovida inicialmente em nível estadual, sendo habilitados os municípios mais bem pontuados para a competição nacional.
A avaliação é realizada pela câmara técnica do Conselho Regional de Odontologia e depois encaminhada à mesa avaliadora do Conselho Federal - explicou Paola, salientando que Resende manteve as mesmas posições alcançadas em 2010 e em 2011 dentro da competição estadual.

Os serviços que credenciaram Resende a obter novamente as boas colocações neste ano foram avaliados de janeiro a dezembro de 2011, mas a Prefeitura vem participando desta premiação desde 2009, tendo recebido seu primeiro prêmio em 2010. A premiação - que se repetiu no ano seguinte (2011) - é realizada desde 2005, com o objetivo de reconhecer o trabalho das administrações públicas na prevenção e no tratamento da saúde bucal da população brasileira. São avaliados onze quesitos, dentro os quais estão incluídos o financiamento em saúde (número geral) e o piso salarial da prefeitura na classe.
   A administração do prefeito José Rechuan tem investido na melhoria da saúde bucal da população de Resende. No ano passado, o número de equipes odontológicas aumentou de 41 para 57. Mais de 75 por cento dos equipamentos no setor foram reformados e houve também a aquisição de novos aparelhos, todos eles com tecnologia de ponta.

Outras realizações da Prefeitura foram a criação de mais um pronto atendimento odontológico dentro da UPA da Grande Alegria (Unidade de Pronto Atendimento); a aquisição de uma unidade móvel; a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas da Cidade Alegria (foto); e a criação do serviço de atendimento odontológico para enfoque do câncer bucal. Este serviço foi implantado em parceria com o GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer), que funciona na Santa Casa, entre outros avanços.

Palavras chaves: MAIS EQUIPES ODONTOLÓGICAS