Resende

17° Min32º Max

Selo prevenção do site

Notícia

27/07/2011

Programa de Saúde Bucal da Prefeitura é destacado em congresso internacional

Secretaria de Saúde vai ampliar Programa Cárie Zero

Programa de Saúde Bucal da Prefeitura é destacado em congresso internacional

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O Programa de Saúde Bucal da Prefeitura de Resende foi representado semana passada, durante o Congresso Internacional de Odontologia no Rio de Janeiro, pela diretora do serviço, Paola Galito, e o atual diretor do Hospital Municipal de Emergência, João Marcos Mattos, ex-coordenador do Programa de Saúde Bucal da Prefeitura, que implantou a maioria das ações de saúde bucal existente atualmente na administração do prefeito José Rechuan (DEM).

 Eles foram convidados pelo Conselho Regional de Odontologia para apresentar as experiências que levaram à conquista por Resende do Prêmio Brasil Sorridente por dois anos seguidos (2010 e 2011). Este prêmio foi promovido pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia).

-  A participação de Resende foi importante pela visibilidade dada aos projetos de saúde bucal desenvolvidos no município e a conquista do Prêmio Brasil Sorridente obtida pela Secretaria Municipal de Saúde. A Prefeitura se tornou pioneira, por exemplo, no controle da fluoretação da água, que hoje é uma política do Ministério da Saúde – destacou Paola Galito.

    Um dos programas implantados pela Prefeitura em 2009 na área da saúde bucal foi o Cárie Zero, que atende atualmente quase 14 mil estudantes em 23 escolas públicas e creches.

          O programa oferece serviços de tratamento odontológico completo, incluindo atividades educativas na área da saúde bucal, procedimentos de prevenção contra a cárie, tratamento curativo e escovação supervisionada.

    O Programa Cárie Zero funciona nas seguintes unidades: escolas Algodão Doce, Abraão Hermano Ribemboim (ambas localizadas na Cidade Alegria), Roberto da Silveira (Paraíso), Alberto Ferraz (Capelinha), Esther Politi (Fazenda da Barra I), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Noel de Carvalho (Nova Liberdade), CIEP 347 – Jorge Miguel Jaime (Toyota), Sagrado Coração (Lavapés), Antonina Ramos Freire (Alegria Velha), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Adelaide Lopes Salgado (Capelinha), Clotilde de Souza (Fazenda da Barra III), Visconde de Mauá (Mauá), Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari), Júlio Verner (Vila Vicentina), Luiz Pistarini (Bulhões) e Rio Preto (Pedra Selada), além das creches dos bairros Parque Embaixador e Lavapés e do Projeto Boi Bumbá (Vila Vicentina).

        O trabalho é desenvolvido por 17 equipes, compostas de um dentista e um auxiliar de saúde bucal, que realizam o atendimento nestas escolas e nos módulos do Programa Saúde da Família, onde os alunos também são assistidos. A meta para 2012 é ter 26 equipes para atendimento de todas as cerca de 50 unidades de ensino da rede pública municipal e creches.

      Os estudantes cadastrados recebem também kits com escova de dente, creme e fio dental, entre outros acessórios, os quais são trocados duas vezes por ano (a cada seis meses). No ano passado, a Prefeitura distribuiu 30 mil kits.

Outros projetos em Resende implantados por meio do Saúde Bucal foram os seguintes: Programa Pacientes com Necessidades Especiais (visitas domiciliares); Hospital Amigo do Sorriso (acompanhamento de pacientes internados no Hospital de Emergência com escovação supervisionada e distribuição de kits); e o Programa Sorriso Não Tem Idade, que se destina aos pacientes acamados em casa e ou em asilos para serviços de prótese.

Implantado também pela atual administração da cidade, o Programa Saúde Bucal dispõe ainda de um especialista itinerante. Este profissional vai até as unidades básicas de saúde realizar serviços odontológicos especializados, motivo pelo qual o profissional dispõe de um consultório portátil.

 Além destes serviços, a reforma do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), cuja localização fica em frente ao Colégio Santa Ângela, possibilitou a ampliação do número de consultórios dentários.

 A Prefeitura inaugurou também, em dezembro de 2009, o Núcleo de Especialidades Odontológicas de Engenheiro Passos.

Palavras chaves: MAIS EQUIPES
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados