01/02/2013
Programa de Renovação da Frota de Caminhões do Rio de Janeiro vai beneficiar Resende
Donos de caminhões podem entregar veículo antigo para compra de um novo
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
O prefeito José Rechuan (PP) participou na manhã desta sexta-feira, dia 1° de fevereiro, no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro, junto com o governador Sérgio Cabral e o vice Luiz Fernando Pezão, ambos do PMDB, do envio da mensagem, à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), que define a criação do Programa de Incentivo à Renovação, Modernização e Sustentabilidade da Frota de Caminhões do Estado.
- Tenho certeza de que este programa irá incentivar ainda mais o desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro e, principalmente, de Resende, já que nosso Município é a sede da fábrica de caminhões MAN Latin America. O governador Sérgio Cabral vem fazendo uma grande gestão, e o estado do Rio de Janeiro só vem ganhando com isso e certamente irá continuar assim - disse o prefeito Rechuan.
De acordo com a proposta, apresentada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, o programa define, entre outras coisas, que o estado vai incentivar a renovação da frota de caminhões, com isenção de ICMS e crédito para os compradores.
- Esta iniciativa é muito importante para o Rio de Janeiro. Temos uma frota de 137 mil caminhões, sendo 51% com mais de 20 anos de uso. Queremos baixar essa média para 12 anos, num prazo de cinco anos - explicou o secretário Bueno, ressaltando que espera que neste prazo sejam destruídos 39 mil caminhões velhos.
Em seu discurso o governador Sérgio Cabral, que se referiu ao prefeito Rechuan como um "querido amigo", fez um balanço do crescimento dos investimentos no estado, e a importância do programa, que tem um viés que alia crescimento, meio ambiente e geração de emprego.
- É um avanço muito grande, acredito que vamos conseguir bater essa meta de reduzir a idade média da nossa frota muito antes destes cinco anos. E mais, acredito que, com este programa, a MAN Latin America, poderá voltar com o seu terceiro turno, aumentando mais o número de funcionários na fábrica - finalizou o governador.
O programa de renovação da frota destaca que a compra de veículos novos devem ser feita em empresas instaladas no estado do Rio de Janeiro, o que coloca Resende como uma grande beneficiada, já que a única montadora de caminhões e ônibus do estado, a MAN Latin America, está instalada no Município. Para o presidente e CEO da MAN Latin America, Roberto Cortês, o programa servirá como exemplo para todo o país. Ele ainda destacou a ampliação da planta da empresa.
- Reitero o nosso compromisso de novos investimentos, como o apresentado em reunião com a presidente Dilma Rousseff e o governador Sérgio Cabral, no ano passado, onde até 2016, vamos investir R$ 1 bilhão em Resende - disse Roberto Cortês.
Em seu discurso, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, destacou sua emoção no lançamento do programa, por ter trabalho durante muitos anos no setor de transporte, e principalmente pela agilidade do governo do estado na elaboração da proposta. Falando sobre a Região das Agulhas Negras - que reúne os municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis -, Pezão destacou os investimentos.
- Só em infraestrutura, estamos investindo na região cerca de R$ 100 milhões. E a pedido do prefeito Rechuan, vamos apoiar Resende na construção de um viaduto, que irá beneficiar muito a cidade, e também as empresas nela instaladas - anunciou Pezão.
O presidente da ALERJ, deputado estadual Paulo Melo (PMDB), que recebeu das mãos do governador Cabral a mensagem para criação do programa, destacou a liderança de Rechuan e o momento que vive Resende.
- Rechuan, prefeito em seu segundo mandato, dirige a cidade com maior perspectiva de crescimento no estado. Sobrevoei o município, nesta semana, e pude acompanhar o crescimento do seu Polo Industrial - afirmou Paulo Melo, acompanhado por diversos deputados estaduais.
Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO