° Minº Max

15/07/2009

Programa de prevenção contra drogas forma mais 300 alunos

Projeto acontece em três escolas municipais

Programa de prevenção contra drogas forma mais 300 alunos

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

Nesta quinta-feira, dia 16 de julho, 300 alunos das escolas municipais Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Sagrado Coração (Lavapés) e Surubi receberão o diploma de participação no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), que é realizado pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação). A solenidade de formatura será às 10 horas, na quadra de esportes do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria).

Durante quase quatro meses, estudantes da quinta série do ensino fundamental, na faixa etária de 09 a 11 anos, foram atendidos pelo programa, cujo tema se intitula: “Para resistir às drogas e a violência”. Os temas desenvolvidos semanalmente pelo instrutor da PM, Sandro Sebastião Lopes, estimulam as crianças a pensarem nas conseqüências das escolhas que fazem, reforçam a auto-estima, ensinam maneiras de lidar com as pressões do grupo e a identificarem alternativas positivas. Além do material didático, fornecido pela Polícia Militar, as aulas também são ilustradas com teatro, brincadeiras e exibição de vídeos.

A implantação do PROERD nas escolas municipais é fruto de um convênio assinado entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Segurança Pública, tendo como órgão executor a Polícia Militar. Esse ano, por solicitação da Prefeitura, o PROERD foi ampliado para mais duas escolas municipais: Sagrado Coração (Lavapés) e Surubi (foto). No Colégio Getúlio Vargas (Cidade Alegria), o programa já era realizado e teve continuidade em 2009. No segundo semestre deste ano, mais 300 novos alunos deverão ser atendidos pelo programa. O prefeito José Rechuan (DEM), que participará da cerimônia de formatura nesta quinta-feira, reforçou a importância da iniciativa.

- Este programa continuará recebendo total apoio da nossa administração, que tem a prevenção contra as drogas como uma das suas prioridades. Ontem mesmo (terça-feira) promovemos o Iº Fórum Municipal Sobre Drogas com a participação do Poder Público e de outros segmentos organizados da sociedade resendense visando diminuir os impactos negativos que este problema acarreta na vida principalmente dos nossos jovens e das suas famílias. Com relação ao PROERD, o trabalho se reveste de uma importância muito grande pelo fato de ser destinado aos alunos da rede pública de ensino – declarou Rechuan.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro é pioneira na implantação do PROERD, que teve início em 1992 nas escolas públicas. Ao longo dos últimos 17 anos, ele vem sendo ampliado para todos os estados do país. O programa original teve início em Los Angeles (EUA) e foi adaptado à realidade brasileira pela Polícia do Rio de Janeiro.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO