Resende

21° Min30º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

30/09/2014

Programa de Atendimento Domiciliar da saúde será ampliado em Resende

Programa vai acompanhar pacientes acamados ou em pós-internação

Programa de Atendimento Domiciliar da saúde será ampliado em Resende

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

   Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura está ampliando o Programa de Atenção ao Idoso. O município foi habilitado neste mês pelo Ministério da Saúde para implantar o Programa Melhor em Casa, que fará acompanhamento de pacientes acamados ou em pós-internação.

    - Hoje, o atendimento domiciliar já é feito a cerca de 80 idosos acamados, mas com a adesão ao projeto do governo federal, vamos ampliar o número de pessoas beneficiadas. Já temos um levantamento que indica que 90% dos pacientes acamados são idosos - informou o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito.

    A equipe de atendimento domiciliar será composta por médico, enfermeira, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Por meio do Programa Melhor em Casa, a Prefeitura vai receber R$ 50 mil por mês para custeio do serviço. A previsão é de que os repasses sejam feitos a partir de 2015. Segundo o secretário de Saúde, esse valor pode ser usado, por exemplo, para a compra ou aluguel de veículo para programa.

   A Atenção ao Idoso em Resende atende atualmente idosos acamados residentes em áreas não abrangidas pelo Programa Saúde da Família. Os médicos e fisioterapeutas da Saúde da Família também realizam visitas domiciliares aos moradores dos bairros atendidos.

   Além da prioridade na marcação de consultas em todas as unidades de saúde do município, a Secretaria de Saúde oferece consultas com médico geriatra nas Policlínicas do Manejo e da Cidade Alegria.

   Os idosos acamados são assistidos ainda em suas residências por dentistas do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Entre os diversos atendimentos especializados oferecidos a esse público, a Secretaria de Saúde destaca a confecção e instalação de próteses dentárias, que neste ano deve chegar a 800.

 

 

Palavras chaves: SAÚDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados