07/04/2014

Programa Conta na Balança vai combater alimentos com altos teores de sal, gordura e açúcar

Donos de cantina receberão cartilhas com orientações de alimentos saudáveis para a venda

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

O Programa Conta na Balança reuniu, na manhã de segunda-feira, dia 7 de abril, os donos de cinco cantinas instaladas em escolas da rede municipal e seus respectivos diretores. O objetivo, segundo a idealizadora do programa, a primeira-dama e médica cardiologista Ana Paula Rechuan, foi discutir com os cantineiros uma forma de melhorar a saúde das crianças com a oferta de produtos saudáveis. Um levantamento realizado no primeiro trimestre deste ano apontou que 40 % das crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental estão acima do peso.

- Nosso objetivo não é acabar com as cantinas nas escolas, mas propor uma nova concepção de alimentos dentro destes espaços. Queremos combater o uso abusivo do consumo de sal, açúcar e gordura, que em alimentos industrializados tem um teor altíssimo - explicou Ana Paula Rechuan, destacando que a Lei Estadual 4508/05 proíbe a comercialização, aquisição, confecção e distribuição de produtos que colaborem para a obesidade infantil em bares, cantinas e similares instalados em escolas públicas e privadas no Estado.

Segundo Ana Paula, o Conta na Balança vai elaborar uma cartilha informando os produtos que podem ser comercializados, oferecendo uma opção de alimentação saudável para os estudantes. O primeiro passo, no entanto, será um levantamento dos produtos que são comercializados atualmente nas escolas. Para isso, os donos de cantinas foram orientados a enviar uma lista com os produtos que vendem até a próxima semana para que o grupo de trabalho do programa possa avaliar o que pode continuar a ser comercializado e quais as substituições possíveis.

Além disso, a Vigilância Sanitária vai fiscalizar as cantinas para levantar as condições de armazenamento e outros itens que devem estar em conformidade com o comércio adequado de alimentos. Os cantineiros, juntamente com a lista dos produtos que comercializam, terão que enviar também o certificado de autorização de funcionamento da Vigilância Sanitária ou o protocolo de solicitação de visita do órgão, que dará orientações aos proprietários sobre conservação de alimentos e bebidas.

Paralelo ao trabalho da Vigilância, o Conta na Balança vai solicitar também uma atuação mais intensa da Fiscalização de Posturas para coibir o comércio ilegal no entorno das escolas, já que uma das reclamações dos cantineiros e diretores de escolas se refere a barracas montadas próximo às instituições de ensino que vendem balas, chicletes e outros produtos.

- Vamos realizar ainda reuniões de pais para orientá-los sobre a importância de oferecer uma alimentação saudável para as crianças. É preciso atuar em várias frentes e queremos sensibilizar os pais, pois só assim conseguiremos modificar os hábitos alimentares destes estudantes - disse Ana Paula.

O Conta na Balança é desenvolvido numa ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Esportes e a Superintendência de Eventos e Integração, contando ainda com a parceria da empresa Nutriplus, responsável pelo fornecimento da merenda escolar da rede municipal de ensino.

Palavras chaves: SAÚDE