28/05/2014

Escolas do Grande Paraíso começam a ser atendidas

Programa Conta na Balança segue com palestras sobre alimentação saudável

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A equipe do Programa Conta Balança começou nesta quarta-feira, dia 28, mais uma série de palestras para pais sobre alimentação saudável. Agora, serão atendidas as escolas da região do Grande Paraíso. O encontro foi realizado hoje na Escola Municipal Roberto Silveira, no bairro Paraíso, e coordenado pela médica cardiologista da rede municipal Ana Paula Rechuan, idealizadora da iniciativa que tem como objetivo prevenir a obesidade na infância.

A palestra contou também com a presença da equipe da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) da Secretaria Municipal de Saúde. Os responsáveis foram orientados sobre a necessidade de uma alimentação saudável em casa. Eles foram informados ainda sobre locais onde os estudantes podem praticar atividades físicas no bairro.

Dando continuidade à programação, nesta quinta-feira, dia 29, às 7 horas, a equipe estará ainda na Escola Municipal Bairro Cabral, e na sexta-feira, dia 30, às 16 horas, no Ciep 342 - Geraldo da Cunha Rodrigues, no bairro São Caetano.

Durante os encontros também são entregues pedidos de exame de sangue com datas de coleta nos postos de saúde da rede de atenção básica. Os estudantes têm ainda a pressão arterial aferida, e caso haja alterações são encaminhados para uma análise médica.

Os primeiros encontros reuniram cerca de 50 pais das Escolas Municipais Esther Politi, Professor Carlinhos, Jardim das Acácias e Clotilde de Souza, na Região da Fazenda da Barra. Os alunos dessas unidades avaliados como obesos já foram encaminhados com seus pedidos para a coleta de sangue.

O Conta na Balança é desenvolvido numa ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Esportes e a Superintendência de Eventos e Integração. A iniciativa conta com a parceria da empresa Nutriplus, responsável pelo fornecimento da merenda escolar da rede municipal de ensino, que nesta sexta-feira, dia 30, realizará a doação de 20 balanças digitais para serem encaminhadas às escolas municipais.

Palavras chaves: SAÚDE