20/05/2014

Programa Conta na Balança promove encontro entre pais e alunos e profissionais de saúde

Dicas de alimentação saudável são apresentadas como forma de prevenção à obesidade e a outras doenças

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Conscientizar os pais sobre a importância de uma alimentação saudável na vida de seus filhos foi o tema principal do encontro realizado na manhã desta terça-feira, dia 20, no bairro Fazenda da Barra I. Como parte das ações do programa Conta na Balança, 41 responsáveis de alunos da Escola Municipal Esther Politi foram convidados para ouvir dicas da idealizadora do programa, a médica cardiologista da rede municipal, Ana Paula Rechuan, e de nutricionistas da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) da Secretaria Municipal de Saúde.

- O Conta na Balança não conseguirá bons resultados sem a ajuda dos pais. A obesidade, seja ela infantil ou adulta, já se tornou um problema mundial de saúde pública, e com ela surgem doenças adicionais, como hipertensão e diabetes, que podem influenciar na vida de uma criança e no seu rendimento escolar. Por isso é importante que os pais participem em conjunto com a equipe do programa nesta luta a favor da saúde das crianças - destacou Ana Paula Rechuan aos responsáveis dos alunos.

Dos pais convocados para a reunião na Escola Esther Politi, 14 deles receberam da equipe a informação de que seus filhos estão com índices de obesidade, sendo o restante diagnosticado com sobrepeso. A equipe de nutricionistas explicou que o sobrepeso é um passo antes da obesidade e que as crianças apontadas como obesas receberão a partir de agora um acompanhamento especial da Secretaria de Saúde, sendo o próximo passo a realização de um hemograma completo destas crianças.

O secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues, solicitou aos pais apoio ao programa, orientando que tenham em casa a mesma preocupação com a alimentação saudável, o que existe com a merenda escolar em toda a rede municipal de Educação.

Os responsáveis pelos alunos receberam da equipe do Conta na Balança uma cartilha com informações sobre o programa e algumas dicas para alimentação saudável de toda a família, como por exemplo, comer arroz e feijão pelo menos cinco vezes por semana, uma combinação completa de proteínas.

- Para as crianças, algumas dicas importantes são evitar que elas levem guloseimas para a escola e também de comê-las em casa, e substituir biscoitos por frutas - ressaltou a médica cardiologista.

A importância da prática de atividades físicas também foi destacada durante o encontro e os pais foram informados dos programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer no bairro.

Conta na Balança

O Programa Conta na Balança realizou este ano o levantamento de peso, IMC (Índice de Massa Corporal) e circunferência abdominal de 5.818 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de 36 escolas da rede municipal de Resende. O resultado divulgado em março apontou que 979 alunos estão obesos (17%); 1.363 estão com sobrepeso (23%); 228 estão abaixo do peso (4%); e 3.248 (56%) estão dentro do peso.

Promovido numa ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Esportes e pela Superintendência de Eventos e Integração, o programa conta com apoio da empresa Nutriplus, responsável pela merenda escolar da rede municipal.

Palavras chaves: SAÚDE