10/02/2015
Programa Conta na Balança planeja mais atividades esportivas para alunos
Alunos com sobrepeso ou obesidade são acompanhados por nutricionistas
Crédito: ACOM/PMR
O Programa Conta na Balança realizou na semana passada a primeira reunião de trabalho do ano. O objetivo foi fazer uma avaliação dos acompanhamentos dos alunos avaliados com sobrepeso ou obesidade na rede municipal e planejar as estratégias para 2015.
Uma das propostas apresentadas foi a de ampliar as atividades no contraturno escolar, utilizando ações como o Programa Mais Educação, já desenvolvido em parceria com o Governo Federal no município. Nessa ação os estudantes participam de atividades esportivas como judô e capoeira.
- A proposta é que os alunos saiam de casa fora do horário da escola e participem de ações como essa. Está mais que comprovado que as atividades físicas são grandes aliadas no combate à obesidade - ressaltou a idealizadora do programa, a médica cardiologista e deputada estadual Ana Paula Rechuan.
Para fomentar o trabalho neste sentido, mais de 50 profissionais de educação física da rede municipal foram colocados à disposição das escolas para desenvolver atividades e projetos esportivos com os alunos.
Outro foco do trabalho nesse início de ano é a repesagem, pela terceira vez, dos 5.818 estudantes do 1º ao 5º ano de 36 escolas da rede municipal de Resende, para reavaliar peso, altura e circunferência abdominal, e que tem que ser feita no início e no final do ano letivo. Essas informações vão para a ficha cadastral dos alunos.
Além disso, quem apresentar sobrepeso ou obesidade continuará sendo acompanhado pela Área Técnica de Nutrição e Alimentação (ATAN) da Secretaria Municipal de Saúde. A partir de março, as crianças passarão por novas consultas e avaliações médicas, incluindo exames de sangue e aferição de pressão.
O Programa Conta na Balança é desenvolvido numa ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Esportes e a Superintendência de Eventos e Integração.