Esporte e Lazer

10/02/2015

Programa Conta na Balança planeja mais atividades esportivas para alunos

Alunos com sobrepeso ou obesidade são acompanhados por nutricionistas

Programa Conta na Balança planeja mais atividades esportivas para alunos

Crédito: ACOM/PMR

O Programa Conta na Balança realizou na semana passada a primeira reunião de trabalho do ano. O objetivo foi fazer uma avaliação dos acompanhamentos dos alunos avaliados com sobrepeso ou obesidade na rede municipal e planejar as estratégias para 2015.

Uma das propostas apresentadas foi a de ampliar as atividades no contraturno escolar, utilizando ações como o Programa Mais Educação, já desenvolvido em parceria com o Governo Federal no município. Nessa ação os estudantes participam de atividades esportivas como judô e capoeira.

- A proposta é que os alunos saiam de casa fora do horário da escola e participem de ações como essa. Está mais que comprovado que as atividades físicas são grandes aliadas no combate à obesidade - ressaltou a idealizadora do programa, a médica cardiologista e deputada estadual Ana Paula Rechuan.

Para fomentar o trabalho neste sentido, mais de 50 profissionais de educação física da rede municipal foram colocados à disposição das escolas para desenvolver atividades e projetos esportivos com os alunos.

Outro foco do trabalho nesse início de ano é a repesagem, pela terceira vez, dos 5.818 estudantes do 1º ao 5º ano de 36 escolas da rede municipal de Resende, para reavaliar peso, altura e circunferência abdominal, e que tem que ser feita no início e no final do ano letivo. Essas informações vão para a ficha cadastral dos alunos.

Além disso, quem apresentar sobrepeso ou obesidade continuará sendo acompanhado pela Área Técnica de Nutrição e Alimentação (ATAN) da Secretaria Municipal de Saúde. A partir de março, as crianças passarão por novas consultas e avaliações médicas, incluindo exames de sangue e aferição de pressão.

O Programa Conta na Balança é desenvolvido numa ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Esportes e a Superintendência de Eventos e Integração.

Palavras chaves: SAÚDE