19/05/2014

Programa Conta na Balança inicia palestras sobre alimentação saudável

Alunos vão receber orientações para prevenir obesidade na infância

Programa Conta na Balança inicia palestras sobre alimentação saudável

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Orientar pais e alunos sobre alimentação saudável é o próximo passo do Programa Conta na Balança, que tem como objetivo principal prevenir a obesidade na infância. As palestras serão coordenadas pela médica cardiologista da rede municipal Ana Paula Rechuan, idealizadora do programa, e terão início nesta terça-feira, dia 20, às 7 horas, na Escola Municipal Esther Politi, no bairro Fazenda da Barra I.

Os encontros começarão pelas escolas da Região das Barras que tiveram alunos avaliados acima do peso e terão a presença da equipe da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) da Secretaria Municipal de Saúde, que orientará sobre a importância do consumo de alimentos variados e adequados, como cereais, legumes, verduras, frutas, leite e peixes, além da prática de atividades físicas e o consumo diário de água.

Também serão entregues pedidos de exame de sangue com datas de coleta nos postos de saúde da rede de atenção básica. Os estudantes terão ainda a pressão arterial aferida, e caso haja alterações serão encaminhados para uma análise médica. Na sequencia de ações, a equipe da ATAN avaliará os resultados dos exames e agendará reuniões coletivas nas escolas e atendimentos individuais nas unidades de saúde, dependendo de cada caso.

Nesta quinta-feira, dia 22, a palestra acontece na Escola Municipal Professor Carlinhos, na Fazenda da Barra III; e na sexta-feira, dia 23, na Escola Municipal Jardim das Acácias, na Fazenda da Barra II. Na próxima semana, terça-feira, dia 27, a reunião será na Escola Municipal Clotilde de Souza Ferreira, na Fazenda da III. Todos os encontros estão marcados às 7 horas.

- As reuniões com pais e alunos têm a finalidade de orientá-los sobre a necessidade de uma alimentação saudável em casa, para reforçar a proposta do Programa quando os alunos não estão na escola - ressalta o superintendente de Eventos e Integração, Wagner Camilo, que atua na iniciativa em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde.

Segundo Camilo, com o mesmo objetivo as nutricionistas da empresa Nutriplus, responsável pelo fornecimento da merenda escolar, também estão promovendo palestras para alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. A empresa reuniu dicas de alimentação saudável num panfleto explicativo que está sendo entregue nas escolas.

Em paralelo, a Secretaria Municipal de Esportes iniciou também um cronograma de atividades que serão desenvolvidas dentro ou nas proximidades da escola para incentivar os estudantes à prática esportiva. Desta forma, os alunos com sobrepeso ou obesos da Fazenda da Barra I já estão sendo direcionados para aulas de futebol, que acontecem às terças e quintas-feiras, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas, no campo do bairro. Já na Fazenda da Barra III, eles foram encaminhados para o polo que funciona no Campo de Futebol do Tribarrense, onde as aulas acontecem às terças-feiras, das 8h30 às 11 horas.

Palavras chaves: SAÚDE