28/11/2014

Dos alunos que fizeram exame de sangue, mais de 20% apresentaram alterações

Programa Conta na Balança divulga balanço sobre exames em alunos

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O Programa Conta na Balança divulgou esta semana o resultado dos exames laboratoriais dos alunos avaliados com sobrepeso ou obesidade. Do total previsto para a coleta de sangue, 864 estudantes, 408 compareceram aos postos de saúde. Desses, 95 apresentaram alterações nos exames (Glicose, Colesterol Total e Triglicerídeos), e nove na pressão arterial.

Com base nos resultados, os alunos estão sendo encaminhados para consultas com nutricionistas, passando pela avaliação da equipe da Área Técnica de Nutrição e Alimentação (ATAN) da Secretaria de Saúde. Além disso, nos casos de alteração da pressão, as crianças estão sendo acompanhadas nas unidades de saúde.

- Estamos encerrando a primeira fase do Programa que incluiu também palestras nas escolas para conscientizar os pais sobre alimentação saudável. No início de 2015 vamos realizar uma avaliação desses acompanhamentos para que possamos planejar as próximas estratégias - destacou a idealizadora do programa, a médica cardiologista da rede municipal Ana Paula Rechuan.

Paralelo aos encaminhamentos nas unidades de saúde, o Programa está realizando a repesagem dos 5.818 estudantes do 1º ao 5º ano de 36 escolas da rede municipal de Resende, para reavaliar peso, altura e circunferência abdominal. O objetivo é atualizar as informações na ficha cadastral de cada um. A proposta da equipe é que a pesagem se torne parte da rotina escolar, sempre no início e no final do ano letivo.

Outro trabalho que terá continuidade na próxima fase do Conta na Balança são as palestras realizadas pelas nutricionistas da empresa Nutriplus, responsável pelo fornecimento da merenda escolar. As profissionais percorrerão as escolas conscientizando os alunos sobre o desperdício de alimentos e da água. Este ano, a empresa reuniu dicas de alimentação saudável num panfleto explicativo que foi entregue em todas as unidades da rede.

O PROGRAMA - Idealizado pela médica Ana Paula Rechuan, o Conta na Balança foi criado com o objetivo de prevenir a obesidade na infância. A ação é desenvolvida numa ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Esportes e a Superintendência de Eventos e Integração.

- A obesidade é um fator de risco para doenças cardiovasculares e diabetes. Por isso, queremos prevenir que essas crianças venham a desenvolver essas doenças no futuro - enfatizou a médica cardiologista.

Palavras chaves: SAÚDE