07/08/2015

Programa Conta na Balança começa novo ciclo de palestras com pais

Alunos com sobrepeso serão acompanhados nas unidades de saúde

Programa Conta na Balança começa novo ciclo de palestras com pais

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O Programa Conta na Balança, que previne a obesidade infantil na rede municipal, inicia nesta segunda-feira, dia 10, às 16 horas, na Escola Sagrado Coração, no bairro Lavapés, uma nova etapa de palestras sobre alimentação saudável. As reuniões serão para os pais dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental que foram avaliados com sobrepeso no início do ano.

- Esse é o primeiro contato que teremos com os pais e nosso objetivo é sensibilizá-los. Os alunos estão ingressando no ensino fundamental, por isso, desde já vamos começar o acompanhamento preventivo da obesidade – ressalta a idealizadora do programa, a médica cardiologista e deputada estadual Ana Paula Rechuan.

As palestras serão feitas pelas nutricionistas da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), da Secretaria Municipal de Saúde, e da Secretaria de Educação, que vão orientar sobre como montar um prato saudável, exemplos de cardápios com cereais, legumes, verduras, frutas, leite e peixes, além da prática de atividades físicas e o consumo diário de água.

Na ocasião, os pais receberão os pedidos dos exames, Hemograma Completo, Glicose, Colesterol Total e Frações e Triglicerídeos, com datas de coleta nos postos de saúde da rede de atenção básica. Para os alunos que apresentarem alterações será agendada uma consulta individual com as nutricionistas, quando os pais serão informados sobre os resultados e o acompanhamento que será feito.

Além da Escola Sagrado Coração, em agosto as palestras percorrerão mais nove unidades. Nesta terça-feira, dia 11, às 16 horas, a equipe estará na Escola Cabral; na quarta-feira, dia 12, às 7 horas, na Escola Lídia Pires Magalhães, na Itapuca, e na Escola Marieta Salles Cunha, na Baixada da Olaria, às 13 horas.

Na próxima semana, dia 17, o Conta na Balança realizará palestras no Ciep Brizolão 342 – Geraldo da Cunha Rodrigues (São Caetano); dia 18, na Escola Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II); dia 19, na Escola Surubi; dia 20, na Escola Francisco Quirino (Visconde de Mauá); dia 21, na Escola Noel de Carvalho (Nova Liberdade), e dia 24, na Escola Roberto Silveira (Paraíso). Os horários nessas unidades estão sendo confirmados.

Em agosto inicia também o acompanhamento nas unidades de saúde dos alunos obesos que ainda não alcançaram resultados satisfatórios dentro das ações do Programa. Será feita uma busca ativa pelos agentes comunitários de saúde nas residências dos estudantes, nos endereços informados pelas escolas onde estão matriculados. Os profissionais sensibilizarão pais e responsáveis sobre a importância de intensificar o acompanhamento feito pelo Programa nas unidades básicas de saúde.

Palavras chaves: SAÚDE