Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
 

Educação

07/04/2009

Programa Cárie Zero chega à marca de 5 mil alunos beneficiados

Projeto foi lançado este ano pela Prefeitura

Programa Cárie Zero chega à marca de 5 mil alunos beneficiados

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

       Lançado no dia 18 de março pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, o Programa Cárie Zero chegou à marca de cinco mil estudantes atendidos com ações visando à preservação da saúde bucal dos estudantes da rede pública de ensino. O programa, que começou pela Escola Esther Politi (Fazenda da Barra I), já está sendo desenvolvido também em outras seis escolas públicas. São elas: Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Sagrado Coração (Lavapés), Roberto da Silveira (Paraíso), Alambari e Lídia Pires Guimarães (Itapuca).

        A importância deste programa como uma iniciativa que visa erradicar a cárie nos alunos das escolas e das creches do Município, foi reafirmada pelo prefeito José Rechuan (DEM) na manhã desta terça-feira, dia 07. As ações do Cárie Zero são desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação).

        A equipe responsável pela realização do projeto nas unidades de ensino é composta por 38 profissionais, entre dentistas e auxiliares, que oferecem os serviços de tratamento odontológico completo. As atividades educativas na área da saúde bucal, os procedimentos de prevenção contra a cárie, o tratamento curativo e a escovação supervisionada estão entre as ações principais do programa.

        - Na verdade, com a implantação do Programa Cárie Zero, estamos honrando o compromisso que assumimos com a população de cuidar melhor da saúde das nossas crianças. Um ensinamento muito conhecido do imaginário popular diz que prevenir é melhor do que remediar. No caso da saúde bucal, a prevenção também se constitui no melhor remédio, pois ela pode ajudar a evitar possíveis problemas no futuro – declarou Rechuan.

        MAIS ESCOLAS - O coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura, João Marcos Matos, informou que o Programa Cárie Zero deverá ser estendido ainda neste ano para mais dez escolas. Segundo ele, “a proposta da administração do prefeito José Rechuan é levar as atividades do projeto para todas as unidades de ensino da rede municipal até 2012”. Além dos profissionais de odontologia que trabalham diretamente no desenvolvimento das atividades do programa, a Secretaria de Saúde vem capacitando professores visando fazer com que eles se tornem também agentes multiplicadores das ações educativas junto aos estudantes.

        - Todos os alunos atendidos recebem um kit completo de higiene bucal e são incluídos em um banco de dados do programa para que possam ser acompanhados de forma permanente. Com a inclusão dos estudantes neste banco de dados, teremos condições de realizar um monitoramento da saúde de cada aluno, o que será muito importante na prevenção da cárie – disse João Marcos.

 

Palavras chaves: PREVENÇÃO
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados