16/12/2010
Programa Cárie Zero é ampliado pela Secretaria de Saúde
Projeto atende dez mil alunos da rede pública
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
Implantado em março do ano passado pela Prefeitura, o Programa Cárie Zero alcançou a marca de dez mil estudantes da rede pública atendidos (foto).
A informação faz parte de um balanço divulgado esta semana pela Secretaria Municipal de Saúde, que coordena as ações do projeto.
Outro resultado positivo apontado pelo relatório é a eliminação total da cárie dentária nas escolas Esther Politi (Fazenda da Barra I), Lídia Pires (Morada da Felicidade), Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari), Pré-Escolar Algodão Doce (Cidade Alegria) e creche do Alambari.
O Programa Cárie Zero beneficia alunos da rede municipal de ensino e creches, além de gestantes atendidas pelo Programa Saúde da Família, com atividades educativas na área da saúde bucal, procedimentos de prevenção contra cárie, tratamento curativo e escovação supervisionada.
Atualmente, o projeto é realizado em 26 unidades de ensino. Em 2010, o programa, que alcançava inicialmente as crianças de até 12 anos, foi ampliado para atender também os alunos do ensino médio.
Os estudantes cadastrados no Cárie Zero recebem ainda um kit de higiene bucal para promover a escovação dentária em casa.
- O Programa Cárie Zero da Prefeitura de Resende pode ser considerado uma referência na área da saúde preventiva. Uma prova da eficiência do projeto foi o certificado que recebemos em abril deste ano do Programa Brasil Sorridente, cuja realização ocorreu por meio de uma parceria do Conselho Federal de Odontologia com o Ministério da Saúde. A honraria representou uma demonstração inequívoca do quanto a Prefeitura vem acertando ao investir também no atendimento odontológico para melhorar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão na área da saúde pública – disse o prefeito, que recebeu o Prêmio Brasil Sorridente no Rio de Janeiro acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, e do atual diretor do Hospital de Emergência, João Marcos de Mattos, na época diretor de Saúde Bucal da Prefeitura.
Além do lançamento do Programa Cárie Zero, outras ações foram implantadas pela Prefeitura a partir de janeiro do ano passado no setor de saúde bucal.
Entre as obras e serviços realizados neste segmento de janeiro de 2009 a dezembro deste ano estão a ampliação do Centro de Especialidades Odontológicas, que se localiza em frente ao Colégio Santa Ângela (Centro); a entrada em funcionamento do Núcleo de Especialidades Odontológicas de Engenheiro Passos, cuja inauguração aconteceu no dia 23 de dezembro do ano passado; o atendimento domiciliar a pacientes impossibilitados de se locomoverem até as unidades de saúde do Município; a criação do serviço de acompanhamento odontológico para pacientes internados no Hospital de Emergência como forma principalmente de diminuir os riscos de infecção hospitalar, além das ações educativas desenvolvidas nas edições do Programa Resende Saudável Itinerante realizadas nos bairros e distritos da cidade.
Palavras chaves: MAIS ALUNOS BENEFICIADOS