12/04/2011

Programa Cárie Zero acabou com a cárie em pelo menos seis escolas

Prefeitura realiza controle do flúor na água consumida pela população

Programa Cárie Zero acabou com a cárie em pelo menos seis escolas

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O Programa Cárie Zero funciona atualmente nas seguintes unidades: escolas Algodão Doce, Abraão Hermano Ribemboim (ambas localizadas na Cidade Alegria), Roberto da Silveira (Paraíso), Alberto Ferraz (Capelinha), Esther Politi (Fazenda da Barra I), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Noel de Carvalho (Nova Liberdade), CIEP 347 – Jorge Miguel Jaime (Toyota), Sagrado Coração (Lavapés), Antonina Ramos Freire (Alegria Velha), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Adelaide Lopes Salgado (Capelinha), Clotilde de Souza (Fazenda da Barra III), Visconde de Mauá (Mauá), Fênix (Serrinha do Alambari) e Júlio Verner (Vila Vicentina), além das creches dos bairros Parque Embaixador, Lavapés e do Projeto Boi Bumbá (Vila Vicentina). Os estudantes atendidos recebem também kits com escova de dente, creme e fio dental, entre outros acessórios, os quais são trocados duas vezes por ano (a cada seis meses). No ano passado, a Prefeitura distribuiu 30 mil kits. Segundo a coordenadora do Programa Saúde Bucal da Prefeitura, Paola Galito, a partir da implantação do Cárie Zero, a Secretaria Municipal de Saúde já vem registrando a redução dos procedimentos de restauração dentário e a ampliação das ações preventivas. Em dois anos de funcionamento, o programa já eliminou a cárie em seis escolas. - Estamos oferecendo condições para que a população tenha acesso ao tratamento e à realização de ações preventivas, que são de fundamental importância – frisa a coordenadora, acrescentando que a Prefeitura realiza também periodicamente o controle de flúor na água que abastece a população do Município, através de um trabalho conjunto entre o Programa Saúde Bucal e o Serviço de Vigilância Sanitária do Município. Na foto, uma das atividades educativas do Cárie Zero nas escolas.
Palavras chaves: AÇÕES PREVENTIVAS