13/12/2011

Matrículas já estão abertas

Programa Brasil Alfabetizado terá quase 30 turmas em Resende no próximo ano

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura informa que estão abertas as inscrições para novas turmas do Programa Brasil Alfabetizado no Município. Para 2012, serão oferecidas 416 vagas, divididas em 28 turmas. O início das aulas está previsto para fevereiro.

Segundo a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Soraia Balieiro (foto), no próximo ano serão oferecidas 416 vagas, divididas em 28 turmas. Para  receber informações sobre os locais onde serão abertas  as novas turmas, os interessados devem entrar em contato com Secretaria de Educação, que se localiza na Rua Alan Kardec 50 (Edifício Golden Center), oitavo andar, no bairro Jardim Tropical, próximo à Casa @ Vídeo.

- A chamada não é só para os estudantes interessados em obter o aprendizado, mas também aos profissionais de educação interessados em lecionar neste projeto - disse Soraia Balieiro, destacando a importância da iniciativa com o objetivo de garantir o direito de todo e qualquer cidadão à educação pública.

O Brasil Alfabetizado é um programa desenvolvido pelo Governo Federal, via Ministério da Educação, em parceria com as prefeituras visando assegurar a escolaridade dos jovens acima de 15 anos que, pelos mais variados motivos, não freqüentaram ou não tiveram acesso à escola no tempo convencional.

O projeto tem como proposta básica erradicar o analfabetismo no território brasileiro até o ano de 2017. Os recursos para o pagamento dos alfabetizadores, que são especialmente capacitados pelo Ministério da Educação, e a aquisição do material didático são liberados pelo Governo Federal, cabendo às prefeituras a cessão dos locais para as aulas e a processo de seleção dos alunos.

Em Resende, as aulas são ministradas em escolas municipais, salões de igreja e entidades comunitárias, entre outros lugares.

Desde o começo da administração do prefeito José Rechuan (PP), em janeiro de 2009, a Prefeitura vem realizando anualmente formaturas de turmas do Programa Brasil Alfabetizado em Resende. A mais recente ocorreu no começo deste mês, quando cerca de 300 jovens e adultos receberam os certificados de conclusão do curso numa cerimônia ocorrida na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil). Além da secretária de Educação do Município, professora Soraia Balieiro, a solenidade contou com a presença do prefeito José Rechuan.

Palavras chaves: Educação