22/11/2011
Profissionais são capacitados para atendimentos a vítimas de violência e abuso sexual
Encontros são promovidos pela Comissão Prefeito Amigo da Criança
Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR
A Prefeitura, através do Conselho de Monitoramento e Avaliação do Programa Prefeito Amigo da Criança, realizou nesta segunda-feira, dia 21 de novembro, a primeira capacitação com profissionais que trabalham no atendimento a crianças e adolescentes possíveis vítimas de violência e/ou abuso sexual. A abertura do ciclo de capacitação, no auditório da Universidade Estádio de Sá, foi feita pela articuladora do programa e primeira-dama do Município, Ana Paula Rechuan. (foto) Neste dia, foram capacitadas 25 pessoas.
- Este projeto surgiu dentro do Programa Prefeito Amigo da Criança, e sempre esteve em nossas discussões mensais. Tivemos uma reunião com o Ministério Público sobre o tema, o que contribuiu ainda mais para a realização, não só desta capacitação, mas de um novo fluxograma de trabalho - explica Ana Paula Rechuan, que é médica da rede municipal de saúde.
De acordo com Ana Paula Rechuan, a capacitação tem como objetivo anunciar as novas formas de trabalho que serão iniciadas com a nova organização dos atendimentos a crianças a adolescentes vítimas de possíveis atos de violência e/ou abuso sexual.
- Criamos um Grupo de Trabalho Intersetorial, reunindo profissionais de várias áreas, para formar este novo ciclo de atendimento, e agora estamos apresentando o resultado do trabalho - comenta Ana Paula.
Na capacitação, que contou com a participação de representantes da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar, Polícia Civil, Fundação Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende (CONFIAR), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, entre outros segmentos, foi apresentada numa cartilha com a organização dos atendimentos que são específicos por sexo.
Este material apresenta a reestruturação da rede de atendimento, para que a vítima e seu familiar sejam tratados com respeito, privacidade e sigilo, garantindo ainda o acesso aos serviços de forma rápida e acompanhado por profissionais.
Conforme explica a presidente do Conselho Programa Prefeito Amigo da Criança, Maria José Barreto, a cartilha e as ações nelas propostas, fazem parte de um esforço da rede de serviços que prestam atendimento às crianças e adolescentes do Município, em assegurar às vítimas de violência sexual, um atendimento baseado na proteção integral, através da orientação e capacitação dos profissionais, para que possam desenvolver um serviço ainda mais eficaz.
Um dos resultados positivos do trabalho da administração do prefeito José Rechuan pelo atendimento às crianças e adolescentes pode ser constatado na área de saúde, onde a assistência foi dividida por sexo: para meninas, os atendimentos serão feitos na APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende), e no caso dos meninos pelo Hospital Municipal de Emergência.
- Sabemos que a vítima não irá esquecer-se da violência sofrida. Porém um atendimento humanizado, acolhedor, que garanta os princípios preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente podem ajudá-la a superar - acrescenta Ana Paula Rechuan.
MAIS CAPACITAÇÃO - A próxima capacitação reunindo outros profissionais que realizam atendimentos a crianças e adolescentes vitimas de possíveis violências e/ou abusos sexuais, será realizada na próxima segunda-feira, dia 28 de novembro, das 08 às 17 horas, no auditório da Universidade Estácio de Sá. No primeiro semestre do próximo ano, serão capacitados todos os outros serviços que trabalham com o público alvo, e também a sociedade civil, tendo como foco a prevenção primária.
Palavras chaves: Palestras