Superintendência de Transporte e Trânsito

25/04/2016

Professores participam de capacitação sobre educação de trânsito e meio ambiente

Programa Caminhos para a Cidadania desenvolve atividades nas escolas de Resende

Crédito: Divulgação - SME/PMR

A Secretaria de Educação de Resende recebe nesta segunda-feira, dia 25, a formação do Programa Caminhos para a Cidadania, uma parceria da Prefeitura com a Concessionária CCR Nova Dutra, que atende cerca de 2.600 alunos com atividades nas escolas sobre segurança de trânsito, cidadania e respeito ao meio ambiente.

O então secretário de Educação, Mário Rodrigues, e a representante da área de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CCR NovaDutra, Ariane Teles, assinaram no final de fevereiro a renovação do termo de compromisso (convênio) para realização dessa iniciativa em 2016.

A formação é para que os professores possam repassar os conteúdos aos alunos em sala de aula. Das 8 às 11 horas, acontece o encontro para os professores do quinto ano do ensino fundamental que trabalham o meio ambiente nas escolas.

À tarde, das 13h30 às 16h30, será realizado o encontro do trânsito para professores do quarto ano que trabalham o tema nas unidades. As duas formações serão na sede da Secretaria de Educação, no Centro Histórico. O encontro será ministrado por um facilitador da CCR Nova Dutra.

- É um Programa importante na nossa grade porque contribui para o aprendizado e agrega novos conhecimentos para os alunos que participam - destaca a coordenadora do programa no município, Dayse Quintino.

O Programa acontece durante todo o ano letivo em escolas da área urbana e também rural. Os livros com os conteúdos são distribuídos para professores e alunos e são fornecidos pela Nova Dutra.

No segundo semestre os estudantes confeccionam materiais que são entregues aos motoristas na Semana Nacional do Trânsito, nos postos de pedágio da NovaDutra. O 4º ano produz desenhos e o 5º ano, cartas.

O Programa Caminhos para a Cidadania é o antigo “Estrada para a Cidadania”, do Instituto CCR, que mudou de nome com o objetivo ampliar a abrangência da ação que, além das estradas, leva usuários por diversos caminhos. Esse Programa está presente em mais de 110 municípios dos Estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO