25/02/2011

Curso na UAB reúne 50 profissionais da rede municipal

Professores de Matemática e Português participam de capacitação em Resende

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Neste sábado, dia 26, às 8 horas, terá início, na UAB (Universidade Aberta do Brasil), a realização de cursos de formação voltados para professores de Matemática e de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino.

Desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, o Ministério da Educação e a UFRJ (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), o encontro faz parte do GESTAR II (Programa de Gestão de Aprendizagem).

Participarão do curso 50 professores das duas disciplinas e serão beneficiados de forma indireta pela iniciativa aproximadamente 450 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Segundo secretária Municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, “o GESTAR é um programa de gestão pedagógica da escola orientado para a formação continuada de professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, que tem como proposta elevar o desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa”.

Ela explicou ainda que “o programa inova as estratégias de qualificação do professor e o processo de ensino-aprendizagem, através de procedimentos metodológicos e materiais de apoio, como recursos de educação a distância”.

- Durante os encontros, os professores são orientados na prática, por um tutor, a como ajudar o aluno a desenvolver as suas habilidades - explica Soraia.

O programa envolve também um processo de avaliação voluntária do trabalho dos professores e reforço do ensino nas dificuldades apresentadas pelos estudantes.

Essa avaliação será aplicada aos alunos em duas etapas. A primeira acontece no início do ano letivo, e tem como objetivo medir o nível de aprendizagem do aluno. Já a segunda avaliação acontecerá no segundo semestre.

Os resultados serão comparados com os dados obtidos na primeira avaliação, possibilitando os professores a identificação dos avanços ocorridos nas salas de aula durante a implementação do programa.

O curso de formação será realizado quinzenalmente, aos sábados, no horário das 8 às 12 horas, na UAB (Universidade Aberta do Brasil),  que se localiza na Rua Padre Marques 68, Centro, próximo à Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. Os profissionais – que vão cumprir uma carga horária de 300 horas através deste programa – receberão certificados emitidos pela UFRJ.

A realização de cursos de capacitação para profissionais de ensino tem sido uma das prioridades da administração do prefeito José Rechuan (DEM) na área da educação.

No começo deste mês, por exemplo, professores e funcionários de apoio participaram de encontros visando reforçar seus conhecimentos e, consequetemente, melhorar a qualidade do aprendizado oferecido aos estudantes (foto).

Palavras chaves: EDUCAÇÃO