25/06/2012
Professores de escolas municipais participam de capacitação sobre o uso consciente de energia elétrica
Objetivo é levar para as escolas informações sobre consumo consciente e preservação do meio ambiente
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
A AMPLA, empresa concessionária do sistema de energia elétrica do Município, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, está proporcionando a 20 professores da rede municipal de ensino a participação no curso do projeto "PROCEL nas Escolas".
A capacitação, que tem como tema "A Natureza da Paisagem - Energia: Recursos da Vida", acontecerá nos próximos dias 26 e 27 (terça e quarta-feira), das 8 às 12 horas, na UAB (Universidade Aberta do Brasil). O objetivo da iniciativa é capacitar os profissionais de ensino sobre a importância de adotar medidas contra o desperdício de energia elétrica e o uso consciente os recursos naturais.
O projeto ocorre desde 2009 e já capacitou mais de 50 professores de 17 escolas municipais. Em 2012 vão participar professores das seguintes escolas municipais: Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria), Clotilde de Souza Ferreira (Fazenda da Barra III), Esther Politi (Fazenda da Barra I) e Hetelvina Carneiro (Vargem Grande).
Os professores se tornarão agentes multiplicadores juntos aos estudantes, que repassarão as informações para toda a comunidade escolar a respeito do uso consciente de energia elétrica. Cada escola participante receberá um material didático, ilustrado pelo cartunista Ziraldo, composto de livros, jogos, álbuns e DVDs que serão utilizados por aproximadamente 1.150 alunos, de todas as séries do Ensino Fundamental e Médio, e também por professores.
O projeto prevê ainda uma palestra sobre consumo consciente de energia elétrica e meio ambiente, além de atividades culturais para 90 alunos por escola, em datas que posteriormente serão agendadas com a direção das quatro unidades escolares envolvidas no projeto em 2012.
O PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), do Governo Federal, foi criado em 1985 e desenvolve projetos de conservação de energia focados na mudança de hábitos e na eficiência energética. Estes instrumentos permitem maiores benefícios à população e diminuição dos impactos ambientais.
Palavras chaves: CONSCIENTIZAÇÃO