06/07/2011

Professores da rede municipal iniciam visitas à comunidades quilombolas

Atividade reforça implantação da matéria sobre História da África nas escolas

Professores da rede municipal iniciam visitas à comunidades quilombolas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Um grupo de 50 professores municipais de geografia, história, educação artística e de inglês realiza nesta quinta-feira, dia 07, uma visita à Comunidade Quilombola de Santana, na Zona Rural de Quatis.

Promovida pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa visa estimular a aplicação das leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008, que estabelecem a inclusão da História da África, além da cultura afro-brasileira e indígena, no currículo escolar das unidades de ensino do Município.

A partir da visita, a Prefeitura espera tornar realidade uma experiência concreta em torno destas disciplinas nas escolas, através da qualificação dos professores e do incentivo à produção de material didático sobre as comunidades quilombolas.

Segundo a secretária Municipal de Educação, professora Soraia Balieiro (foto), “a proposta deste trabalho de campo é proporcionar também aos professores da rede municipal uma maior aproximação da realidade dos quilombolas da região do Vale do Paraíba e do Estado do Rio de janeiro, para que dessa forma eles possam produzir seus próprios materiais, entre os quais vídeos, fotografias e textos”.

- Os professores terão contato com as lideranças locais e as comunidades, onde poderão fazer entrevistar, tirar fotografias e filmar, coletando informações necessárias à produção de material.  Pretendemos que esse primeiro contato com a realidade quilombola proporcione aos professores momentos de reflexões sobre a história a cultura, a arte, e tradições dessas comunidades. Eles poderão conhecer também a sua localização geográfica e suas demandas, como regularização de suas terras, programas de saúde, financiamento de projetos de fomento e fortalecimento da cultura quilombola - explicou a secretária.

Esta será apenas a primeira visita de professores da rede municipal às comunidades quilombolas.

No dia 15 de agosto, está programada a visita do grupo ao Quilombo do Campinho da Independência, na cidade de Paraty. Já em novembro, os profissionais da rede municipal ensino participarão dos festejos em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro) do Quilombo de São José, em Santa Isabel, distrito da cidade de Valença, ambas no estado do Rio de Janeiro.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO