05/12/2011

Professores concluem curso sobre uso da tecnologia em sala de aula

Formatura foi programada para a AABB

Professores concluem curso sobre uso da tecnologia em sala de aula

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Cinqüenta professores da rede municipal de ensino acabam de concluir o curso sobre o tema "Uso de Ferramentas Tecnológicas em Sala de Aula", que foi promovido pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação.

Iniciado no dia 17 de setembro, a capacitação teve carga horária de 150 horas, e as aulas foram realizadas na UAB (Universidade Aberta do Brasil), cujo endereço é Rua Padre Marques 68, no Centro Histórico de Resende.

Segundo a secretária de Educação da Prefeitura, professora Soraia Balieiro, o curso de formação continuada teve como objetivo estimular os educadores a utilizarem novas tecnologias e novas praticas pedagógicas no ensino das disciplinas curriculares. O primeiro passo neste sentido já foi dado com a implantação de laboratório de informática nas escolas municipais.

Através da capacitação oferecida aos profissionais da rede de ensino do Município, a Prefeitura ofereceu uma iniciativa visando proporcionar aos profissionais as condições necessárias para a aplicação da tecnologia em suas práticas pedagógicas.

O curso de capacitação foi dividido em quatro módulos: "Professores na Era Digital", "Internet Como Ferramenta Pedagógica", "Criação e Implementação de Atividades Utilizando os Recursos Tecnológicos" e "Planejamento de Aulas/Projetos com a Utilização das Tecnologias".

A capacitação teve a participação de professores das fases Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Na etapa final do curso, cada aluno (professor) teve que montar e executar um projeto em sala de aula. A coordenação do curso esteve a cargo do diretor de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Marcelo Ribeiro de Souza Monteiro e da professora Elaine Duarte Resende.

Esta qualificação dos profissionais de ensino na área de tecnologia ampliou as ações desenvolvidas pela administração do prefeito José Rechuan (PP) visando aprimorar os conhecimentos da categoria e o aprendizado dos estudantes.

No começo deste ano, além de kits de material escolar para cerca de 12 mil alunos, a Prefeitura distribuiu notebooks aos professores em sala de aula, orientadores pedagógicos e diretores das escolas. Outro avanço da atual administração do Município na área da tecnologia foi a ampliação do número de laboratórios de informática das escolas municipais, que até o mês passado tinha crescido de 9 para 25 em menos de três anos.

As escolas beneficiadas com laboratórios de informática são as seguintes: Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi); Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II); Getúlio Vargas (Cidade Alegria - dois laboratórios); Surubi; Sagrado Coração (Lavapés); Júlio Verne (Vila Vicentina); Cabral; Marieta Sales Cunha (Baixada da Olaria); Dona Mariúcha (Santo Amaro); Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria); Noel de Carvalho (Nova Liberdade - dois laboratórios); Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos); Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III); Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari); Hetelvina Carneiro (Vargem Grande); Francisco Tavares Rezende (Sertãozinho); Francisco de Souza Aguiar (Bagagem); Chico Mendes (Acampamento Terra Livre); Rio Preto (Mauá); Lídia Pires de Magalhães (Morada  da Felicidade); Francisco Quirino Diniz (Mauá); CIEP 347 Doutor Miguel Jaime (Toyota); e São Vicente Ferrer (Fumaça).

A formatura do curso sobre o "Uso de Ferramentas Tecnológicas em Sala de Aula" foi programado para a noite desta segunda-feira, dia 05, às 19 horas, na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil).

Palavras chaves: EDUCAÇÃO