08/05/2020
PRODUTORES RURAIS PODEM VACINAR BOVINOS EM CAMPANHA CONTRA FEBRE AFTOSA ATÉ O DIA 31 DE MAIO
Doença não tem cura e pode ser transmitida ao homem, o que torna imunização ainda mais importante
Crédito: Carina Rocha
A Prefeitura de Resende está chamando a atenção de produtores da zona rural que possuem bovinos e bubalinos para mais uma campanha de vacinação contra a febre aftosa. A imunização é fundamental para preservar a saúde dos animais, de todas as idades, e o período de campanha se estenderá até o dia 31 de maio.
Para efetuar a imunização, o produtor precisa comprar a vacina em resfriamento em lojas agropecuárias credenciadas. A aplicação, no entanto, também pode ser solicitada através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. O contato para solicitar a aplicação e tirar outras dúvidas sobre a campanha pode ser feito por telefone através do número (24) 3360-7502.
- A doença, infelizmente, não tem cura e também pode ser transmitida ao homem. Nos casos em que há um animal infectado, a recomendação é para que seja feito o sacrifício. Por isso, é fundamental fazer o controle sanitário da zoonose e que os produtores estejam atentos ao prazo da campanha – explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Vinicius Cibien.
O secretário destacou a importância da nota fiscal da compra das vacinas, que deve ser levada junto ao Núcleo de Defesa Sanitária Animal. No local, semestralmente, o produtor precisa declarar o número de animais nascidos e mortos.
A campanha contra a febre aftosa é dividida em duas etapas, sendo a primeira em maio, até o dia 31, na qual são vacinados todos os animais, e a segunda etapa, em novembro, na qual são vacinados todos os animais de até 24 meses de idade. Toda a documentação deve ser armazenada com os devidos cuidados pelos produtores.
Palavras chaves: Febre Aftosa Desenvolvimento Rural