19/04/2011

Fiscais verificam valores de 25 espécies de peixes e seis marcas de chocolate

PROCON divulga pesquisa de preços para a Semana Santa

Crédito: Márcio Fabbian- ACOM/PMR

O PROCON (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Resende) divulgou nesta terça-feira, dia 19, uma pesquisa sobre preços de ovos de páscoa e de peixes para a Semana Santa. Na foto, uma peixaria de cidade.

No levantamento realizado entre a sexta-feira e o domingo (dias 15, 16 e 17), em oito supermercados e hipermercados do município, foram analisadas seis marcas de ovos de chocolate e 25 espécies de peixe.

De acordo com pesquisa, no caso do bacalhau, os consumidores poderão encontrar preços que variam entre R$ 16,95 e R$ 49,90 (o quilo). Uma mesma marca de bacalhau, por exemplo, custa R$ 24,99 em um supermercado da Cidade Alegria. Já em outro supermercado localizado no Centro da cidade o valor chega a R$ 33,49.

Para os consumidores que preferirem peixes mais em conta foram pesquisadas espécies como Salmão, Namorado, Dourado, Vermelho, Sardinha, Anchova, Robalo, Pescadinha e Trilha, entre outros.

O preço da sardinha pode aumentar em quase 60 por cento,  variando de R$ 2,99 a R$ 4,99.

Em 11 pontos de comercialização de ovos de chocolate, os fiscais do PROCON pesquisaram quatro marcas em produtos que pesavam entre 50 e 750 gramas. O valor mais barato encontrado foi de R$ 4,99 e o mais caro chegou a R$ 55,69.

Para ter acesso aos dados completos da pesquisa, o consumidor deve comparecer ao PROCON de Resende, que se localiza na Rua Ezequiel Freire 11, próximo ao Terminal Rodoviário do Centro da cidade.

- Hoje em dia temos muitos produtos à disposição dos consumidores, com preços variados. A orientação que fazemos a todos é que pesquisem, circulem pelas lojas e supermercados, procurando as mercadorias que estiverem dentro do orçamento da família – comentou o diretor do PROCON, Edgar Monteiro.

ORIENTAÇÃO – Com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos que irão chegar às mesas dos consumidores de Resende na Semana Santa, o Serviço de Vigilância Sanitária do Município, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, já vem realizando inspeções nos estabelecimentos comerciais da cidade. A realização deste trabalho visa verificar as condições de armazenagem dos produtos. Aos consumidores, os fiscais da Vigilância Sanitária orientam que, antes de comprar os peixes, observem, entre outros fatores, a higiene do local.

Palavras chaves: ECONOMIA