Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

27/04/2023

PRIMEIRO ENCONTRO MEMÓRIA E RESISTÊNCIA É REALIZADO NO PRÓXIMO SÁBADO EM RESENDE

Evento será realizado na Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda a partir das 9h

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, realiza neste sábado, dia 29, a partir das 9h, o 1º Encontro Memória e Resistência. O evento é uma retomada da ação promovida pelo Arquivo Histórico Municipal, com o objetivo de rememorar o fatídico dia 30 de abril de 1884, quando três escravizados acusados de matar o dono da fazenda em Vargem Grande foram brutalmente assassinados na cadeia pública da cidade. A participação é gratuita e aberta ao público.

O encontro será dividido em dois momentos. A partir das 9h acontece uma celebração da cultura afro-brasileira com apresentações de manifestações culturais de origem ou com influência negra. Estarão presentes o Grupo Senzala, Mestre Cláudio e a Música de Capoeira, Bloco BREGA, DJ Claudinho com a Black Music, DJ Birinha com Charme e a Feira Preta.

Já na segunda parte do evento, de 11h às 13h, acontece no saguão da Casa da Cultura Macedo Miranda, a roda de conversa “Escravidão, Racismo e Desigualdade Social” com o Prof. Doutor em História Social Leonardo Ângelo, a Prof.ª Doutoranda em História Política Roseneia Terezinha de Oliveira e Ângelo Tramezzino, coordenador do Arquivo Histórico Municipal de Resende e mestrando em Relações de Poder e Cultura.

Para o diretor do Arquivo Histórico de Resende, Angelo Tramezzino, a ação em memória de Agostinho, Amâncio e Estevão (os escravos mortos em 1884) é uma forma de chamar atenção para o violento regime de escravidão do qual a população negra foi submetida por séculos.

- Nosso objetivo com este evento, além de fazer uma homenagem à Claudionor Rosa, idealizador do encontro, também é demonstrar como essa a população negra resistiu e resiste ao longo do processo de violência, caracterizado hoje pelo racismo e pela desigualdade social - explica o historiador.

Palavras chaves: 1º Encontro Memória E Resistência