10/04/2014
Primeira fase de revitalização da Cachoeira da Fumaça já foi concluída
Guarda-corpo do mirante foi refeito e ampliado
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A Prefeitura, através das Secretarias de Turismo e Eventos e de Obras e da Agência do Meio Ambiente, encerrou nesta semana as obras da primeira fase de revitalização da Cachoeira da Fumaça. De acordo com o secretário de Turismo e Eventos, Antônio Leão, um dos principais pontos turísticos do Município conta agora com um guarda-corpo seguro para os visitantes, que foi totalmente reformado e ampliado até a área de estacionamento.
A revitalização da Cachoeira da Fumaça, considerada a maior cachoeira do Estado do Rio de Janeiro, é uma das prioridades da atual administração. Conforme explica Leão, uma segunda etapa do projeto está sendo elaborada, que tem participação fundamental da Agência do Meio Ambiente, pois deverá receber recursos de compensação ambiental.
A Cachoeira da Fumaça é um dos principais pontos de visitação turística de Resende. Para chegar até o local, o turista deve seguir pela RJ 161 até o distrito de Vargem Grande - em trecho asfaltado -, onde em seguida deverá acessar uma estrada de chão que leva até o distrito da Vila da Fumaça, onde percorrerá cerca de seis quilômetros da praça da localidade até a cachoeira.