27/04/2012

Conselho Antidrogas escolhe novo presidente

Prevenção contra drogas: voluntários da Fazenda da Barra serão capacitados

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, em parceria com o COMAD (Conselho Municipal Antidrogas) e a Organização Não Governamental Evoluir, vai capacitar, a partir do dia 14 de maio,  quarta turma de voluntários do Programa "A Vida em Suas Mãos". Desta vez, o curso será ministrado para 50 moradores da região da Fazenda da Barra, que é formada pelos bairros Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Jardim do Sol, Jardim Esperança, Parque Embaixador, Parque Minas Gerais e Morada da Barra.

De acordo com o superintendente municipal de Ordem Pública, Dalmo Ribeiro Pinto Coelho (foto), o objetivo do programa é capacitar os moradores e profissionais que atuam nesta região, entre eles professores, líderes religiosos e lideranças comunitárias na realização de ações de prevenção contra as drogas. Os interessados em participar podem obter mais informações na sede da Superintendência de Ordem Pública da Prefeitura, que se localiza no Centro Administrativo da Beira-Rio, ou através do telefone 3381-3504. A Superintendência funciona de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas.

O curso será ministrado em dez aulas aulas e terá a duração de dois meses. Entre os temas apresentados estarão "Prevenção nas Comunidades e Escolas", "Comunidades Transformadoras", "Recuperando Vidas" e "Criando Oportunidades". Os voluntários serão orientados também sobre como apoiar famílias de dependentes químicos, além de informá-las a respeito dos serviços de apoio e tratamento existentes em Resende.

O material didático, a certificação dos alunos e a logística serão disponibilizados pela Prefeitura. A aprovação do projeto foi feita pelo COMAD e a ONG Evoluir oferecerá o professor, que será um profissional capacitado no trabalho de prevenção as drogas.

Dalmo Ribeiro destaca que desde a sua implantação o programa já capacitou cerca de 90 moradores dos bairros Santo Amaro, Vila Vicentina e do distrito Engenheiro Passos, estando sendo realizado atualmente na Cidade Alegria.

A partir de maio, a Prefeitura, o COMAD e a ONG Evoluir estarão colocando em prática também o Projeto Repensar a Rua, uma oficina de teatro convencional. Ela será destinada para os estudantes do horário noturno, das séries finais dos Ensinos Fundamental e Médio, do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria).  As inscrições poderão ser feitas na primeira semana de maio, na secretaria da unidade escolar e as vagas são limitadas.  As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 18 às 19 horas. A oficina terá a duração de um mês.

Segundo o superintendente, durante o curso serão trabalhadas peças teatrais com temas voltados para a prevenção às drogas.  Este trabalho será disponibilizado para apresentação em outras escolas e comunidades, de acordo com as solicitações. Todos os participantes receberão certificados de conclusão da oficina.

ELEIÇÃO NO COMAD - Em reunião realizada na terça-feira passada, dia 24, o superintendente de Ordem Pública da Prefeitura foi eleito presidente do Conselho Municipal Anti-Drogas pelo período de dois anos. Dalmo disse que estará dando continuidade ao trabalho iniciado pelo ex-presidente, José Antônio dos Santos, ampliando o trabalho de parceria com entidades não governamentais visando reforçar o trabalho de prevenção e combate às drogas. A eleição do COMAD aconteceu na Casa dos Conselhos.

Palavras chaves: MÃOS DADAS