06/12/2011
Prevenção contra drogas: Prefeitura capacita 1.300 estudantes só em 2011
Programa de Educação e Resistência às drogas acontece em parceria com a Polícia Militar
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR
Nesta quarta-feira, dia 07, às 15h30m, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza na quadra de esportes da Escola Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade), a cerimônia de entrega dos certificados aos 359 estudantes do quinto ano do ensino fundamental que acabam de concluir a participação no PROERD (Programa de Educação e Resistência às Drogas).
Estes estudantes são das seguintes escolas municipais: Lidia Pires Magalhães (Morada da Felicidade), Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Surubi, Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi) e Bairro Cabral (Cabral). O programa é realizado pela Prefeitura em parceria com a Polícia Militar. Na tarde de segunda-feira, dia 05, ocorreu a formatura de 81 estudantes da Escola Municipal Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), que também participaram da capacitação do PROERD.
Segundo o coordenador de Ciências Biológicas da Secretaria Municipal de Educação, professor Marco Túlio Heringer, neste segundo semestre do ano letivo já tinham sido formados pelo PROERD, 440 estudantes do quinto ano e mais 435 estudantes do primeiro e segundo ano do ensino fundamental das escolas Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade da Alegria), Bairro Cabral (Cabral), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos) e Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria).
Com as duas formaturas realizadas nesta semana (segunda e quarta-feira), o número de estudantes capacitados ultrapassa, portanto, 1.300 alunos (foto).
- Neste ano de 2011, as aulas do PROERD foram estendidas também para os alunos da pré-escola e do primeiro e segundo ano do ensino fundamental. Já no próximo ano (2012), o programa continuará sendo desenvolvido nas escolas municipais com novas turmas e um número maior de estudantes atendidos - frisou Marco Túlio.
PROGRAMA - Através de aulas semanais, os alunos capacitados por meio do PROERD são estimulados a pensarem nas consequências das escolhas que fazem durante a vida, recebendo ainda orientações para reforçar a auto-estima e ensinamentos sobre como lidar com as pressões do grupo. O programa aborda também questões relacionadas ao uso e abuso de drogas em geral, segurança e violência.
- A proposta é criar no estudante uma resistência através do conhecimento, para que ele possa dizer não às drogas - acrescenta a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, acrescentando que a presença de policiais militares nas escolas para a realização das atividades do PROERD aumenta também a possibilidade de redução de outros problemas locais afetos à segurança pública, "aproximando a PM e a própria entidade de ensino à comunidade".
Palavras chaves: Educação