21/03/2012

Prevenção contra drogas: Prefeitura anuncia capacitação para voluntários da Cidade Alegria

Aulas serão realizadas na associação de moradores do bairro

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Grande Alegria será a terceira região do Município atendida pelo Programa A Vida em Suas Mãos, que é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura, o COMAD (Conselho Municipal Antidrogas) e a Organização Não Governamental Evoluir visando capacitar voluntários sobre ações de prevenção contra drogas. A aula inaugural do projeto na Cidade Alegria foi programada para às 19 horas desta quarta-feira, dia 21, no Colégio Municipal Getúlio Vargas. A realização do curso - que representa mais uma ação da Prefeitura contra a dependência química no Município - terá a duração de dez semanas no bairro.

Cerca de 40 pessoas participarão do curso na Cidade Alegria, onde as aulas serão ministradas toda quarta-feira, na sede da AMCHA (Associação de Moradores do conjunto habitacional), sempre a partir de sete horas da noite.

Lançado no ano passado, o programa A Vida em Suas Mãos já atendeu mais de 20 voluntários dos bairros Vila Vicentina, Santo Amaro e Lavapés, entre lideranças comunitárias e religiosas, além de moradores interessados em participar do trabalho. Atualmente, o curso está sendo realizado em Engenheiro Passos (foto). As aulas no distrito começaram no dia 13 de fevereiro e vão até o dia 23 de abril, na Escola Municipal Augusto de Carvalho.

Segundo o superintendente de Ordem Pública da Prefeitura, "o programa tem como objetivo formar nas comunidades agentes multiplicadores que possam auxiliar o poder público e outros segmentos organizados da sociedade nas mobilizações voltadas ao enfrentamento das drogas". Ele informa ainda que a capacitação tem contado com a participação de voluntários na faixa etária de 25 a 40 anos, a maioria deles do sexo feminino, que são preparados para atuar principalmente em campanhas de orientação junto a crianças, adolescentes e jovens.

Quatro temas formam o conteúdo do curso, cujo material didático é fornecido pela Prefeitura e o COMAD. São eles: Prevenção nas Comunidades e Escolas, Comunidades Transformadoras, Recuperando Vidas e Criando Oportunidades. Os professores fazem parte da ONG Evoluir. Ao final da capacitação, os voluntários recebem um certificado de participação no curso.

- Durante o desenvolvimento do Programa A Vida em Suas Mãos, os voluntários são orientados também sobre como auxiliar as famílias de dependentes químicos, além de informá-las a respeito dos serviços de apoio e tratamento existentes em Resende. As drogas representam hoje um problema social da grande maioria dos municípios brasileiros, daí o comprometimento da Prefeitura com a ampliação das ações voltadas ao enfrentamento desta questão - disse o superintendente.

Palavras chaves: A VIDA EM SUAS MÃOS