06/02/2012

Prevenção contra drogas chega a mais uma comunidade

Curso para voluntários vai até abril

Prevenção contra drogas chega a mais uma comunidade

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Iniciado nesta semana, através de uma ação conjunta entre a Superintendência de Ordem Pública da Prefeitura, o COMAD (Conselho Municipal Antidrogas) e a Organização Não Governamental Evoluir, o curso sobre prevenção contra drogas para voluntários da comunidade de Engenheiro Passos será realizado até abril, num total de oito semanas, com as aulas sendo ministradas às segundas-feiras, sempre a partir de 19 horas, na igreja católica do distrito. O curso é desdobramento de uma das reuniões do Plano Municipal de Ordem Pública (foto).

Vinte e cinco moradores de Engenheiro Passos participam da capacitação, que tem como objetivo preparar cidadãos interessados em participar de iniciativas voltadas à prevenção contra a dependência química. Com a realização do curso no distrito, o número de moradores de Resende capacitado chegará a 50, pois os primeiros 25 alunos preparados residem no Loteamento Vila Vicentina II, o primeiro bairro atendido pela iniciativa, no primeiro semestre do ano passado.

As aulas são ministradas em quatro tópicos: Projeto Prevenção nas Comunidades e Escolas, que ensinará aos líderes como identificar um dependente químico, entre outras coisas; Projeto Comunidades Transformadoras, através do qual os cidadãos são orientados sobre como enfrentar a questão das drogas na sociedade; Projeto Recuperando Vidas, cujo objetivo é capacitar as pessoas a respeito dos locais onde buscar ajuda para o dependente químico e Projeto Criando Oportunidades, que tem como meta buscar meios visando inserir o dependente no mercado de trabalho.

O superintendente de Ordem Pública do Município, José Antônio dos Santos explicou que na turma formada em Engenheiro Passos existem professores, representantes do movimento religioso e lideranças comunitárias, entre outros segmentos. O curso será realizado até às 21h30m, sob a coordenação do diretor da ONG Evoluir, Roberto dos Santos, que atua também na Pastoral da Sobriedade. Os encontros desta pastoral são realizados todo sábado, a partir de 13 horas, na Igreja do Rosário (Centro Histórico de Resende).

Segundo José Antônio, o distrito de Engenheiro Passos foi escolhido para receber o segundo curso de Prevenção Contra as Drogas após uma palestra realizada no local em novembro de 2011. Durante a realização da palestra, o próprio superintendente de Ordem Pública da Prefeitura e juiz titular de Direito da 1ª Vara Criminal de Resende, Hindenburg Brasil reafirmaram aos moradores sobre a importância da prevenção contra a dependência química, incluindo drogas lícitas e ilícitas. A partir deste encontro, houve uma solicitação da comunidade para o que curso fosse promovido no distrito.

- O curso da Vila Vicentina II em julho foi o projeto piloto do projeto que pretende capacitar o maior número possível de lideranças em toda a cidade para auxiliar o poder público no enfrentamento às drogas. Durante as aulas, a ONG Evoluir mostra o que as drogas causam aos dependentes e muitos outros temas atuais que ajudam a identificar o problema e a procurar soluções para combatê-lo - explica o superintendente, destacando que em março a Cidade Alegria receberá o curso, que atenderá também comunidades de toda a região da Grande Alegria, sendo que as inscrições dos interessados já estão abertas na associação de moradores da Cidade Alegria.

O objetivo da Prefeitura e do COMAD é realizar também a capacitação no Grande Paraíso e na região das Barras, alcançando assim outras duas regiões de grande densidade populacional do Município, e ampliando a rede de multiplicadores para tratar do tema nas comunidades.

Palavras chaves: PREFEITURA NAS COMUNIDADES