07/11/2012

Prevenção Contra as Drogas: Alunos da rede participam do projeto Papo de Responsa

Palestra acontece nesta sexta-feira, a partir das 9h, e é aberta ao público

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Em complemento ao trabalho de prevenção contra as drogas realizado nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Resende, na próxima sexta-feira, dia 09, a Prefeitura, através da integração entre a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Avaliação e Acompanhamento do Programa Prefeito Amigo da Criança, promove, a partir das 9 horas, no Colégio Salesiano, um encontro entre jovens e adolescentes com o Programa "Papo de Responsa" da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

O encontro com os jovens de Resende será realizado em três turnos: o primeiro será das 10 às 12 horas, e participarão estudantes do 9° ano do Colégio Getúlio Vargas, da Escola Municipal Noel de Carvalho, da Escola Municipal Prof. Carlinhos e do Ensino Médio do Colégio Salesiano.

À tarde, das 14 às 16 horas, será a vez dos integrantes do Programa Projovem Adolescente e do Conselho Municipal de Acompanhamento do Programa Prefeito Amigo da Criança, do projeto Jovem Parlamentar, além de alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental do Colégio Municipal Getúlio Vargas.

Já no turno da noite, das 19 às 21 horas, estarão presentes estudantes do ensino médio do Colégio Municipal Getúlio Vargas e pais e responsáveis de alunos do Colégio Salesiano e convidados.

O evento é parte das ações do "Concurso de Redação, Frases e Desenhos sobre Prevenção ao Uso de Crack e outras drogas", que está sendo realizado nas escolas municipais, com o objetivo de promover entre os jovens e adolescentes a reflexão sobre as drogas. O tema deste ano é "Viva sem Drogas: Família e Escola na luta contra as drogas".

Segundo a secretária de Educação do Município, Rosaly Azevedo, este é o segundo ano em que a Prefeitura promove as ações do Concurso de Frases, Desenhos e Redações. O projeto é destinado aos alunos regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º ao 4º ano do Ensino Médio (Informática e Mecânica), da Educação de Jovens e Adultos, do PROEJA FIC (Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante) e do Ensino de Educação Especial. O concurso já está na fase final e serão premiados os três melhores trabalhos de cada categoria.

Já o projeto "Papo de Responsa", coordenado pelo Inspetor de Polícia Civil do Rio de Janeiro Roberto Chaves, tem como objetivo promover uma integração entre a Polícia e as comunidades, levando para as escolas de todo o estado do Rio de Janeiro, um policial que tem a missão de mostrar aos jovens e adolescentes na faixa etária entre 13 e 24 anos, a realidade da violência e do crime. No encontro são abordados temas relacionados à violência, às drogas e à segurança pública.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO