EDUCAR

Centro Educacional utiliza energia solar

Preocupação com o meio ambiente foi diferencial na construção de nova escola

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A preocupação com o meio ambiente foi um dos diferenciais na elaboração do projeto do Centro Educacional da Primeira Infância, construído em parceria com o Instituto Nissan, no bairro Jardim Jalisco. A creche será a primeira unidade de ensino de Resende projetada para utilizar energia solar e economizar energia elétrica.

O projeto, que foi elaborado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura e a Nissan, teve a ideia de aliar educação e sustentabilidade, ensinando aos alunos a importância dos recursos naturais. A nova creche terá capacidade para 170 crianças, entre três meses e seis anos de idade.

Sua estrutura possui um sistema de painéis solares fotovoltaicos, que são dispositivos utilizados para captar e converter a energia da luz do sol em energia elétrica. Os painéis foram instalados em toda extensão do telhado do pátio da escola.

O processo conta com um conversor para transformar a energia antes de ser disponibilizada para o consumo na rede. Em dias de sol, principalmente no verão, o equipamento fará a conversão e a creche passará a utilizar somente energia solar. Com o tempo nublado será feita a inversão do processo e o prédio funcionará com energia elétrica convencional.

- É como se fosse uma mini usina de energia solar que abastecerá o funcionamento de aparelhos de ar-condicionado, computadores e a iluminação de todos os ambientes. A sobra dessa energia gerada pelos painéis será direcionada à rede elétrica, abastecendo, por exemplo, a iluminação pública ao redor da escola - explica o secretário municipal de Urbanismo e Arquitetura, Ton Kneip.

Pensando também nos princípios sustentáveis, o projeto incluiu a colocação de janelas amplas que permitem a entrada de luz e ventilação natural. Na construção do prédio foram usadas estruturas metálicas, o que contribuiu para diminuir o desperdício de madeiras nas fases iniciais da obra.

Além disso, as crianças vão contar com uma área externa para realização de atividades de educação ambiental como o cultivo de hortas. A escola está interligada ao Parque das Águas, uma importante área verde da cidade, mais um espaço que poderá ser aproveitado pelos alunos.

O Centro Educacional tem previsão para ser inaugurado no início de 2015. Ele foi construído num espaço de 2.000 m² e a Nissan investiu cerca de R$ 2 milhões na sua construção. A estrutura é composta por salas de atividades e de aulas, salas de descanso, sanitários infantis (com área para banho), fraldário, lactário, sala multimídia, salas de administração, lavanderia, rouparia, refeitório e consultório médico, entre outros detalhes.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO