Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

25/10/2021

PRÊMIO MACEDO MIRANDA SERÁ ENTREGUE A 18 ARTISTAS NO DIA DA CULTURA EM RESENDE

Evento, que acontecerá no dia 5 de novembro, homenageará dois artistas de cada categoria pela primeira vez

PRÊMIO MACEDO MIRANDA SERÁ ENTREGUE A 18 ARTISTAS NO DIA DA CULTURA EM RESENDE

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), promoverá no próximo dia 5 de novembro, às 19h, no Espaço Z, no bairro Centro, a entrega do Prêmio Macedo Miranda Destaque Cultural 2021 para 18 artistas da cidade, que se destacaram em nove categorias. Nesta edição especial, a Casa da Cultura fará premiação dupla de cada categoria, devido a não realização do evento no ano passado, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A entrega do prêmio acontecerá no Dia Nacional da Cultura, momento de celebrar os artistas por todo o Brasil.

Criado em 1999, o Prêmio Macedo Miranda foi uma forma que a Casa da Cultura encontrou de homenagear anualmente, os fazedores de cultura no município. O presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, enfatizou que o Prêmio Macedo Miranda visa reconhecer o trabalho artístico-cultural de talentosos profissionais da região, lembrando que a edição 2021 ganhou destaque especial.

— Na verdade, o prêmio é uma forma de acarinhar nossos artistas, agradecendo a cada um deles por seu trabalho em prol da cultura de Resende. Vale lembrar que, em razão da pandemia, não houve premiação em 2020. Portanto, a entrega do troféu Macedo Miranda será em dose dupla para cada categoria este ano, uma edição mais que especial – frisa.

Este ano, a entrega duplicada do troféu Macedo Miranda será realizada com todos os protocolos de segurança sanitária nas seguintes categorias: Dança; Música; Teatro; Audiovisual; Cultura Popular; Artes Plásticas; Literatura; Fotografia; e Patrimônio Histórico e Memória.

Na categoria ‘Dança’, as escolhidas foram Daniela Magalhães e Paola Almeida. Erik Fabiano e Fernando Duarte receberão o troféu de ‘Música’. Os premiados nas Artes Plásticas serão Gisele Ferreira e Samuel Costa. Valmir Maia e Jorge Colistet serão os homenageados no quesito ‘Literatura’.

Virgínia Calaes e Eduardo Arbex, dois nomes que fizeram história nos palcos de Resende, ganharão o troféu na categoria ‘Teatro’. O Bloquinho do Lavapés e o Bloco Recreativo da Grande Alegria (BREGA) foram os escolhidos da ‘Cultura Popular’. Carlos Menandro e Luiz Ribenboim receberão o troféu de ‘Fotografia’.

Na categoria ‘Patrimônio Histórico e Memória’, os nomes escolhidos foram os dos historiadores Marcos Cotrim de Barcellos e Ênio Sebastião Cardoso de Oliveira. André Whately pelo vídeo ‘Vinícius de Moraes em Itatiaia’ e Thirso Naval pelo livro ‘O Nascimento do Cinema Novo no Brasil’ receberão o Troféu Macedo Miranda no quesito ‘Audiovisual’.

Palavras chaves: Prêmio Macedo Miranda Destaque Cultural 2021, Dia Da Cultura, Troféu