11/04/2018
PREFEITURA VISTORIA VEÍCULOS QUE FAZEM TRANSPORTE ESCOLAR EM RESENDE
Inspeção, que visa garantir a segurança dos estudantes, começou a ser feita nesta quarta-feira, dia 11
Crédito: Carina Rocha
Visando garantir a segurança de estudantes que utilizam os veículos credenciados para fazer o transporte escolar em Resende, a Prefeitura iniciou nesta quarta-feira, dia 11, a inspeção semestral da frota responsável por este serviço na cidade. A vistoria, que acontece no Parque de Exposições Francisco Forte Filho, das 8h e 11h, termina nesta quinta-feira. No total, 21 veículos serão inspecionados pelos técnicos da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SUMTRAN), que analisam, durante a operação, uma série de itens obrigatórios de acordo com o que prevê o Novo Código de Trânsito Brasileiro.
Durante a ação, além da vistoria completa dos 21 veículos credenciados, todos os motoristas responsáveis pela condução dos estudantes também precisam apresentar sua documentação pessoal e profissional em dia para serem considerados aptos a conduzir. Entre os documentos necessários estão a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), categoria D ou E; certidão de nada consta criminal atualizada e atestado de saúde fornecido pela medicina do trabalho. Os mesmos documentos são exigidos dos motoristas auxiliares.
Já com relação aos veículos, um total de 26 itens são minuciosamente examinados pelos técnicos da SUMTRAN durante a vistoria. Entre eles está o estado de conservação da lataria, dos pneus e do piso dos carros, além do funcionamento da buzina, faroletes, janelas, faróis e cintos de segurança. Outro importante item avaliado pelos técnicos é o tacógrafo - dispositivo obrigatório utilizado para registrar a velocidade atingida pelo auto e que funciona como uma espécie de caixa preta do veículo, indicando se o motorista ultrapassou a velocidade indicada em cada via.
A coordenadora da Divisão de Permissões da SUMTRAN, Maria Auxiliadora Medeiros Anechinno, lembra que a vistoria, que acontece duas vezes por ano, tem por objetivo garantir a segurança dos usuários e a tranquilidade dos pais.
- Os alunos precisam ter o melhor em termos de segurança. Por isso é importante que os pais busquem os serviços oferecidos por um veículo credenciado, que possui o selo de “Vistoriado”, concedido pela Prefeitura. Recorrendo a um veículo não autorizado, os pais estão colocando em risco a vida de seus filhos – alertou a coordenadora.
De acordo com ela, a colocação do selo no vidro dianteiro do carro, atestando que o veículo está autorizado e em perfeitas condições de fazer o serviço, em conformidade com o que prevê o Novo Código de Trânsito Brasileiro, acontece no fim da inspeção. A coordenadora ressalta ainda que, além da vistoria semestral realizada pela SUMTRAN, os veículos também passam pela vistoria anual do DETRAN.
Palavras chaves: Vistoria