Superintendência de Transporte e Trânsito

Já foram verificados 54 veículos

Prefeitura vistoria transporte coletivo

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Com o objetivo de garantir a qualidade do serviço prestado aos usuários do transporte coletivo da cidade, a Prefeitura de Resende realiza, até o dia 27, a vistoria anual nos ônibus, que acontece sempre neste período. Coordenada pela Superintendência de Transporte e Trânsito, a fiscalização acontece de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 10h30, nas instalações do Parque de Exposições.

Até o momento, dos 74 veículos agendados (entre carros reservas e um destinado para o atendimento de pessoas com deficiência), 54 já foram vistoriados. Entre os itens que apresentaram irregularidades estão danos nos bancos de passageiros (como cortes no assento e encosto); conservação das portas; falta do certificado de garantia do tacógrafo (exigência do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia); falhas no cordão da cigarra e extintor com a validade vencida.

De acordo com o superintendente de Transporte e Trânsito, Marcelo de Almeida, os ônibus notificados têm o prazo de 24 horas para corrigir os itens pendentes e retornarem novamente para a fiscalização. Os que estão sendo aprovados recebem na hora o selo "Transporte Urbano - Vistoriado 2012", certificando a garantia do serviço prestado.

Entre os itens que são vistoriados pela Prefeitura estão os seguintes: conservação e condições de rodagem dos pneus; estado de conservação da lataria (pintura e lanternagem), cano de descarga, cordão da cigarra, do piso (sem ressaltos que possam causar acidentes), bancos (inclusive do motorista e do cobrador) e dos letreiros (frontal e lateral); funcionamento da buzina, cigarra (interior do ônibus, luzes do teto (dianteira e traseira), luzes (alta e baixa), de freio, de ré, de salão, setas (direita e esquerda), luzes dos faroletes, motor de partida, limpador de pára-brisa, odômetro, espelhos retrovisores dianteiros (direito e esquerdo), tacógrafo, conservação das janelas, portas e cintos de segurança; limpeza do veículo e validade da carga do extintor de incêndios.

O superintendente ressalta que além do transporte coletivo, a Prefeitura vistoria durante o ano mais três categorias de veículos. São elas: Transporte Escolar, realizada no primeiro e segundo semestre, antes de iniciar o período das aulas; Táxi, prevista para acontecer em agosto; e Fretamento, que foi realizada em junho.

- Em todas elas são analisados itens de segurança, e os veículos recebem também o selo que certifica a qualidade dos serviços prestados - finaliza Marcelo.

Palavras chaves: FISCALIZAÇÃO