09/11/2010
Prefeitura vai às propriedades rurais para vacinar rebanho bovino
Campanha de imunização em Resende termina no dia 30
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
Em parceria com a EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), o Núcleo de Defesa Sanitária Animal do Ministério da Agricultura e o Sindicato Rural do Município, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, está realizando a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa, que começou no dia 01º de novembro, e vai até o próximo dia 30.
Nesta atual fase da campanha, a Prefeitura espera repetir o excelente resultado alcançado na primeira etapa, em maio, quando Resende atingiu a marca inédita de 99,9 por cento do rebanho vacinado. Na foto, uma propriedade rural da localidade da Boca do Rego, em Resende.
- Estamos trabalhando agora para vacinar cem por cento dos animais bovinos, o que representaria mais de 40 mil animais imunizados – disse o veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, João Ricardo Neves, um dos coordenadores da campanha em Resende.
Segundo ele, cerca de 50 por cento do rebanho atual do Município pertencem a produtores de grande porte, que realizam a vacinação por conta própria em suas propriedades. Já a outra metade é formada por pequenos produtores. No caso deste segmento, técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária estão indo às propriedades realizar a imunização, mediante a aquisição da vacina pelos próprios proprietários em estabelecimentos credenciados do Ministério da Agricultura no Município. A dose da vacina custa E$ 1,50 e pode ser adquirida na sede da Cooperativa Agropecuária, além das lojas H.G. Dias e @Leite, ambas localizadas no Manejo.
A identificação dos pequenos produtores é feita por meio de um cadastro criado pela própria Secretaria, mas a visita dos técnicos pode ser agendada pelos próprios proprietários por meio do telefone 3360-7502, ou pessoalmente, entre 8 e 17 horas (segunda à sexta-feira), no Parque de Exposições, onde a pasta funciona.
Os proprietários que mantiverem animais não imunizados ficarão impedidos de comercializar qualquer produto de origem animal, além de terem a propriedade interditada. A multa para o proprietário por cada animal não vacinado é de R$ 3,50.
A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta animais bovinos, suínos, caprinos e búfalos. Os sintomas são febre alta, salivação, depressão, cansaço, anorexia e andar coxo, causado por bolhas nas patas do animal. A vacinação do animal deve ocorrer a partir do terceiro mês de idade, devendo ser aplicada no intervalo de seis em seis meses.
Palavras chaves: FEBRE AFTOSA